“Marketing Ecosófico”: um novo olhar para o marketing das empresas turísticas (Sustentabilidade, Rizoma Verde e ESG) DezembroDez 09 2021 10:00 - 11:00 America/Sao_Paulo

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Descrição: 1. Na sua visão qual a perspectiva do mercado brasileiro para a retomada das
atividades turísticas pós-covid-19?
Resposta da EMA: acredito numa retomada gradual e com novo propósito
empresarial diferente da visão anterior que só visava o lucro.
Tópicos para desenvolver:
-Pauta global sustentável; COP26 etc.;
-Rizoma Verde;
-Novo olhar das empresas para ofertas de produtos e serviços com maior
comprometimento global pautado na revolução da sustentabilidade (ESG) e com
novos enunciados do marketing;
-Marketing Ecosófico (pautado na visão das três ecologias de Guattari (mental,
social e ambiental);
2. Estariam os consumidores turísticos envolvidos nesta mudança de
pensamento?
Resposta da EMA: Sim e não! Os turistas mudaram sua forma de ver o mundo
tanto quanto as empresas pós-covid-19. Os turistas atuais demonstram querer
viver novas experiências. Há tendências para lugares mais calmos onde há verde
e tranquilidade (estes têm uma visão mais alinhada à sustentabilidade e cobram
mais das empresas). Há também tendências para pagarem por aquilo que nunca
usufruíram (estes estão ávidos por consumir e viver o que não viveram, ainda não
despertaram totalmente). Mas, o que vejo em comum em ambos os consumidores
é que o turista está mais informado, e ele pode amar ou odiar o serviço ou produto
e acabar com uma marca em um só dia.
Tópicos para desenvolver:
-A comunicação hoje não é mais binária (emissor-receptor), há diversos fluxos e
contrafluxos em redes. O turista faz uma pesquisa rápida nas OTA’s antes de
viajar e já sabe se a marca é íntegra ou não!
-O marketing das empresas turísticas precisa pensar para além dos 4Ps de
McCarthy: produto, preço, praça e promoção; precisa incluir o 5º P de Propósitoem tudo que desenvolver e prototipar (pacotes de viagem de massa, luxo etc).
Explico o porquê...
-Adaptação do marketing para uma nova realidade: UX (User Experience) e UI
(User Interface).
3. Quais os principais ganhos da empresa turística que adotar este novo olhar
para o marketing?
Resposta da EMA: não há ganhos imediatos. O novo olhar para o marketing
turístico pautada na visão do “Marketing Ecosófico”, deve ser pensado à luz das
três ecologias e deve ter uma visão de longo prazo. Nada prospera sendo pensado
em curto prazo. Para a empresa ter perenidade precisa investir em ações de longo
prazo. Nada nem ninguém aguenta mais pensar até amanhã, os recursos são finitos
e o nosso planeta está se esgotando!
Tópicos para desenvolver:
-Desenvolver novos produtos para os setores do turismo, por exemplo na aviação
(menos gastos com combustíveis; gestão de resíduos em aeroportos etc.); por
exemplo na hotelaria (energia renovável; gestão de resíduos etc.).
-Gerar Valor Agregado aos produtos e serviços (os ganhos são entre empresa,
consumidor, comunidades etc.)
-Novo Capitalismo (CVC)

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Dra. Adm. Eliane Monteiro de Almeida

Dra. Adm. Eliane Monteiro de Almeida

Membro da Comissão Especial em Gestão de Turismo do CRA-RJ

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