No segundo dia do XV FIA, quinta-feira (26/10), foi apresentada a palestra “Indústria 4.0 – Modelos Sustentáveis” por Arno Tomasini, vice-presidente de Operações da STIHL; e pelo Adm. Daniel Duarte, da SAP Labs América Latina. Para Tomasini, o conceito de indústria 4.0, sua aplicabilidade dentro das empresas/organizações atuais, e a sua importância para a Ciência da Administração

“A indústria 4.0 é uma evolução. No Brasil, conhecemos esse conceito de diferentes formas, como a indústria digital, fábrica inteligente ou maquinofatura inteligente. Ou seja, aumentar a competitividade entre as empresas e as organizações, produzindo de forma mais rápida e eficaz, por intermédio das tecnologias de digitalização”, enfatizou, sendo acompanhado pelo Adm. Daniel Duarte, que realçou a importância da atuação conjunta entre a indústria 4.0 e a sustentabilidade, em prol da Ciência da Administração, empresas e organizações.

 A segunda palestra do dia abordou o tema “Responsabilidade Empresarial Social: O trabalho decente como fator preponderante para o desenvolvimento sustentável da empresa”, com a assessora de Direitos Humanos do Escritório do Coordenador Residente da ONU no Brasil, Dra. Ângela Pires Terto, e Karla Parra, especialista em Responsabilidade Social e Infância do Unicef.

“Podemos observar que esse é um processo que ganhou mais força dentro do âmbito das corporações. Os Administradores têm um papel fundamental para o crescimento das empresas, e o foco principal perpassa pelos direitos humanos.  Ou seja, através de ações feitas não somente no âmbito governamental, mas também no empresarial”, ressaltou Ângela Pires. Já Karla Parra explicou mais sobre a influência da sustentabilidade dentro da responsabilidade social corporativa e de que forma os negócios sofrem com esses conceitos.

O Adm. Sidnei Oliveira, expert em Conflito de Gerações, foi o responsável por apresentar a palestra “Ambiente de Trabalho: Tecnologias que revolucionam a Cultura da Empresa”, com o objetivo de causar uma reflexão sobre a conciliação da cultura organizacional e as mudanças tecnológicas atuais.

“A mudança tecnológica é inevitável. Os gestores devem se adaptar, e, principalmente abraçar a nova cultura organizacional, aderindo a tecnologia para maximizar o rendimento de seus funcionários. Estamos vivendo um tempo em que a cultura empresarial está mudando devido a cultura tecnológica. Sendo assim, deve haver uma reformulação nas empresas”, realçou o palestrante.

No final do evento foi apresentado o painel internacional “A nova geopolítica do mundo: Os novos desafios da União Europeia; para onde caminha a Administração no Brasil? Da crise à retomada”, pelo Adm. Cezar Roedel, professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha, e Domingos Fernandes, professor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Durante sua apresentação, Domingos Fernandes debateu questões relevantes para a formação e educação das pessoas e principalmente para os profissionais ligados ao âmbito empresarial. Já Adm. Cezar Roedel trouxe um processo de reflexão ao público presente sobre o papel e a influência da política no cotidiano dos profissionais ligados à Ciência da Administração.

O XV Fórum Internacional de Administração segue sua programação até o dia 28 de outubro, com a apresentação de painelistas nacionais e internacionais, uma feira tecnológica de produtos e serviços de Administração e outros eventos paralelos. O Facebook do CRA-RJ, a CRA-RJ Play, a Rádio ADM RJ e o canal do Conselho no YouTube realizam a transmissão ao vivo do evento. Acesse www.fia2017.com.br, confira a programação completa e acompanhe em tempo real a todo o XV FIA.