Por Érika dos Anjos|

Que a capacitação deve ser uma das principais iniciativas dos profissionais e estudantes durante este período de isolamento social, todos já estão cansados de saber. Por isso, o CRA-RJ fez uma seleção de livros que estão disponíveis na Biblioteca Virtual para te ajudar nessa missão que pode ser um diferencial para o seu futuro. Confira aqui o nosso Top 13:

 

Introdução ao Histórico da Organização Racional do Trabalho, Guerreiro Ramos
Tese apresentada ao concurso para provimentos em cargos da carreira de Técnico de Administração do Quadro Permanente do Departamento Administrativo do Serviço Público – 1949. Esse livro não recebeu modificações do seu conteúdo original, publicado em 1950, e, com toda certeza, vai revolucionar os meios acadêmicos modernos. Apesar de ter sido escrito com foco em uma administração federal do passado, quando os profissionais e técnicos extraiam o saber administrativo dos modelos americanos, o livro será de grande contribuição para os dias atuais. Alberto Guerreiro Ramos sempre propunha algo diferente e inovador, e é exatamente isso que os leitores poderão conferir nessa obra.  Clique Aqui.

 

Educação ambiental: dilemas da prática contemporânea, Nelson Mello e Souza
“Educação ambiental”, como atividade específica, carece de teorização adequada. O risco do fato não é pequeno. Ela teve início de modo empírico, para atender a tensão e pressão do momento. O ritmo alucinante da tragédia ambiental da modernidade não lhe deu o tempo necessário à maturação e decantação dos curricula. O objetivo foi, e ainda é, a rápida preparação de quadros especializados. Mais ou menos como se preparam os bombeiros. O objetivo: corrigir danos concretos e urgentes. Clique Aqui.

Elementos de Administração de Pessoal, Adm. Belmiro Siqueira
Este livro apresenta, de forma simples, a teoria, a doutrina e indicações práticas sobre princípios, normas, funções e órgãos de pessoal. A obra questiona como obter, como manter e como utilizar pessoal nas instituições, públicas ou particulares. Estas são indagações respondidas, evidenciando sempre as diretrizes ou a política aconselhável. Não se trata de um desenvolvimento exaustivo da matéria, mas sim, de um livro útil aos que estudam Administração, pois delineia a Administração de Pessoal e as funções de Recrutamento, Treinamento e Classificação de Cargos de forma brilhante. Além disso, o autor, Adm. Belmiro Siqueira, é o Patrono da Administração no Brasil. Clique Aqui.

Motivação e Produtividade, Saul W. Gellerman
Este é o primeiro livro prático sobre motivação. Seu autor, diretor de Pesquisas de Pessoal da IBM americana e conhecido psicólogo, fez questão de explicar a linguagem corrente a teoria da motivação e de mostrar sua aplicação prática no aumento da produtividade individual. Uma obra indispensável ao gerente e ao administrador sintonizados com seu tempo. Clique Aqui.

 

Estratégia, Execução e Diferenciação Baseadas na Informação: Um Estudo em Organizações Brasileiras e Portuguesas, Adm. Antonio Andrade
Este livro contempla a pesquisa sobre estratégia, execução e diferenciação na informação e Estuda o papel desta no alinhamento estratégico de instituições de captação, processamento e disseminação da informação em organizações brasileiras e portuguesas considerando-se três componentes fundamentais para a integração estratégica: o propósito, que diz respeito à formulação estratégica; os processos, que dizem respeito ao modelo de gestão adequado para a implementação estratégica, e às pessoas quanto a preparação delas para a execução estratégica. Clique Aqui.

Suicídio e Trabalho. O que fazer?, Christophe Dejours
Por que o trabalho leva alguns de nós ao suicídio? O que significam esses atos, que mensagem é endereçada para os que ficam? O que ocorreu no mundo do trabalho para que suicídios sejam perpetrados nos locais de trabalho? Quais eram as proteções que permitiam anteriormente conjurar este flagelo? O que fazer após um suicídio? Que tipo de investigação é apropriada para a elucidação das etapas do processo que conduz à morte? Quais são as transformações da organização do trabalho que podem ser vislumbradas para reconstruir o tecido social e as solidariedades sem os quais não é possível a prevenção de um suicídio? Clique Aqui.

A neurose de classe, Vicent de Gaulejac
Esta obra define as principais características dos conflitos psicológicos vinculados com a desclassificação social. Remete à intricação sistêmica entre conflitos sociais e psíquicos que se apoiam no sentido de um fortalecimento mútuo. O termo é ambíguo no plano teórico, porque tende a associar uma noção clínica e uma noção sociológica que não têm vínculo direto entre si: as classes não são neuróticas, as neuroses não dependem das classes sociais. No entanto, permanece porque tem uma ressonância particular nas pessoas cujos conflitos psicológicos estão ligados a uma desclassificação. Na subjetividade destas pessoas existe um estreito vínculo entre sua trajetória social e as dificuldades psíquicas que enfrentam. Quando falamos de “neurose de classe”, caracterizamos um quadro clínico que descreve a sintomatologia dos indivíduos que mudam de posição na estrutura de classes. A descrição desse quadro permite esclarecer o papel respectivo que os fatores psicossexuais e sociais desempenham na gênese e desenvolvimento deste tipo de neurose. Clique Aqui.

Terceirização – Uma Proposta de Implementação e Gestão, Adm. Luiz Carlos Affonso
O livro aborda os impactos e as implicações da nova Lei de terceirização na gestão das organizações. Ao se debater a terceirização no Brasil é preciso focar, prioritariamente, a questão da “precarização do trabalho”, uma das formas mais insidiosas e dissimuladas de discriminação de uma parcela expressiva de cidadãos trabalhadores de nosso país. Clique Aqui.

Farquhar – O Último Titã, Charles A. Gauld
O original de Farquhar, o último titã foi publicado em 1964, no centenário de nascimento de Percival Farquhar (1864-1953). Sua tradução para o português fica pronta para as comemorações de dois marcantes centenários envolvendo Farquhar: o do Porto de Belém, no Pará, e o da Estrada de ferro Madeira-Mamoré, em Rondônia. Iniciar empreendimentos desse porte em 1907 em ambiente inóspito e disputando técnicos e mão de obra com o monumental Canal do Panamá era típico desse empreendedor visionário e sem medo. Clique Aqui.

Gerentes que Duram, Adm. Wagner Siqueira
Esta obra guarda uma expectativa especial: transpor para os leitores um conjunto de competências que permitiram ao autor merecer o reconhecimento preservado ao longo de toda sua carreira profissional. Mais um livro que testemunha o cuidado de Wagner Siqueira em registrar, devidamente criticadas, suas percepções dos cenários onde está inserido, permitindo que, ao serem editadas, levem a muitos profissionais experiências notáveis. Clique Aqui.

Elementos da Administração, Jovelino Pires e Walter Gaspar
É um compêndio de Administração, com noções gerais dessa ciência aos alunos das Faculdades da área e a todos aqueles que dão os primeiros passos no estudo dos problemas administrativos. Clique Aqui.

 

Governança Corporativa: Teoria e Efeito nas Empresas, Adm. Leocir Dal Pai
Governança Corporativa é um conceito que emerge da gestão das empresas, sendo determinante na busca da sustentabilidade e perenidade, garantindo a geração de valor para os negócios. No conceito está envolvida a consideração de uma série de vertentes societárias, especialmente aquelas ligadas à dinâmica da relação entre o ajustamento dos interesses entre propriedade das empresas e a Administração, assim como a proteção dos direitos dos acionistas, estratégias de proteção aos acionistas minoritários, nível de transparência, cumprimento das leis e prestação de contas da gestão. Clique Aqui.

Processos de Capacitação de Jovens Empreendedores no Brasil
Obra desenvolvida após pesquisa com o propósito de apresentar uma dimensão de como é desenvolvido o processo de qualificação de jovens empreendedores no Brasil, não teve o objetivo de esgotar o assunto, mas apresentar iniciativas que são desenvolvidas no Brasil quanto ao processo de capacitação de jovens empreendedores e de um Brasil com mais oportunidade para todos. Clique Aqui.