José Cruz – Agência Brasil

Por Josué Amador

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro divulgou em nota que vai instalar um posto de atendimento ao eleitor nos municípios que iniciarão o cadastro biométrico obrigatório, mas não possuem cartório eleitoral. As unidades começarão a funcionar no dia 2 de agosto, nas cidades de Comendador Levy Gasparian, Macuco, Varre-Sai, Santa Maria Madalena, Laje do Muriaé e Carapebus. As pessoas que não possuem as digitais cadastradas devem acessar site do TRE-RJ ou ligar para telefone (21) 3436-9000 e agendar atendimento.

Ainda em nota, foi informado que ‘também serão criados novos postos de atendimento nos municípios de Magé (2 de agosto) e São João de Meriti (12 de agosto), municípios que contam com cartórios próprios mas possuem um eleitorado maior’.

Para facilitar o fluxo de informações, o TRE-RJ disponibilizou uma ferramenta de consulta em seu site, que ajuda o eleitor a saber se necessita fazer o cadastro biométrico. Na página também estão listas do quantitativo de eleitores e de biometrizados por município. É válido lembrar que é preciso levar documentação oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor, no dia agendado.

Marcelo Camargo – Agência Brasil

Endereço dos postos de atendimento:

Comendador Levy Gasparian: Escola Municipal São João Batista/Faetec, na Praça Joaquim José Ferreira, 187, Centro
Macuco: Centro Comunitário de Múltiplo Uso” Maria Cecília De Abreu Lattanzi”, na Rua Dr. Mário Freire Martins, 20, sala 8, Centro
Varre-Sai: Praça Amélia Vargas de Oliveira, 1, Centro
Santa Maria Madalena: Rua Valdir da Costa Cabral, 34 – salas 3 e 4, Centro
Laje do Muriaé: Fórum da Comarca de Laje do Muriaé, na Rua Ferreira César, 480, Centro
Carapebus: Prédio “Estação Cultural”, na Av. Getulio Vargas, 15, Centro
Magé: Rua Doutor Domingos Belizze, 285, térreo e salas 103 e 104, Centro
São João de Meriti: Avenida Presidente Lincoln, 911, Vilar dos Teles

É importante que profissionais e estudantes da Administração destas cidades estejam atentos aos locais e prazos para regularização, pois estar em dia com as obrigações eleitorais também é de suma importância, tal qual é o registro no CRA-RJ. O indivíduo pode ficar impedido de prestar concursos na área pública, por exemplo, caso não esteja legalmente em dia com esses órgãos. Tenha sua documentação sempre em dia e mantenha-se capacitado para o mercado de trabalho com ferramentas como a Universidade Corporativa do Administrador, braço educacional do CRA-RJ, com mais de 250 cursos gratuitos para profissionais e estudantes registrados na entidade.

Fonte: TRE-RJ