Por Josué Amador |
A cidade de Campos dos Goytacazes recebeu o 14ª Encontro de Administradores da Região Norte-Fluminense, que contou com duas palestras. A primeira foi “Tendências e Oportunidades para o Administrador na Era Digital”, ministrada pela Adm. Suely Motta, conselheira e membro da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ; e a segunda foi “O Administrador na Era Digital: Desafios e Perplexidades”, apresentada pelo Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal do CRA-RJ e diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador.
A abertura do evento ficou por conta do Adm. Manoel D’Oliveira, representante da Casa do Administrador na Região Norte-Fluminense. Depois, o Adm. Firmino Carneiro, conselheiro e membro da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, representou o Adm. Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ, no evento. Ambos destacaram a relevância do evento e dos temas propostos, uma vez que alta tecnologia aplicada à gestão é uma realidade da qual não se pode fugir.
A Adm. Suely Motta destacou aspectos de avanços tecnológicos,que viabilizam a gestão das organizações, os novos desafios que têm surgido e as tendências. Ela também abordou como está o mercado voltado para mulheres, ascensões em cargos de chefia, criação de aplicativos direcionados, entre outras questões.
“A gente tem que começar a alinhar mais a TI com a Ciência da Administração. Ir um pouquinho além da ideia de ser usuário, porque a gente pensa assim ‘ah, o Administrador e a tecnologia, qual a relação? Nós somos usuários de tecnologia’. A gente é mais do que usuário, porque temos que pensar na tecnologia como uma possibilidade que vai reduzir custo, que vai aproximar mais os meus clientes. Isso é muito mais do que ser só usuário, é uma visão de negócio”, disse Motta.
Já o Adm. Wagner Siqueira chamou atenção para a necessidade de mudança de mentalidade por parte dos gestores, o avanço da China em relação aos Estados Unidos da América, os novos conflitos que surgem com a robótica avançada, a biotecnologia interferindo nas relações humanas e as barreiras para se manter no mercado de trabalho não convencional.
“Vivemos uma mudança de Era, com inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, nanotecnologia, biotecnologia, ciências dos materiais, armazenamento, computação quântica. O 5G, a computação quântica e a internet das coisas, certamente, nos levará a mudanças muito grandes. Nós estamos falando da fusão de três mundos: físico, digital e biológico. […] Mas a academia continua olhando para o passado, dividindo o mundo em Ciências Exatas, Biológicas e Sociais, porque não consegue entender o tempo presente”, disse Siqueira.
O evento completo pode ser assistido na CRA-RJ Play ou na Rádio ADM RJ gratuitamente.