Por Érika dos Anjos|
Foi publicada no Diário Oficial de hoje (13) a homologação do parecer CNE/CES nº 438/2020, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, que analisou proposta de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. A aprovação, assinada no dia 08/10/2021 pelo ministro da Educação Milton Ribeiro, tem o intuito de substituir a Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005.
De acordo com o diretor de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ, Adm. Agamêmnom Rocha Souza, que por anos foi integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/BASis/INEP/MEC, os próximos passos são o retorno ao CNE/CES para o recebimento de numeração e data da publicação na íntegra, haja vista que não poderá mais ser modificado o texto. Novamente, será publicado em Diário Oficial e só então começará a contar o prazo para que os cursos obedeçam a nova resolução.
Segundo o relatório do parecer do CNE/CES, novas “tecnologias permitiram a recriação ou a destruição de cadeias de valor estabelecidas num tempo onde a produção era concentrada em fábricas, onde todos os processos estavam ligados a volume ou escopo de produção. No decurso dos anos, a tecnologia permitiu às empresas que passassem de produtoras para prestadoras de serviços, e a possibilidade de ocupar espaços de mercado, criar mercados inexistentes que geraram milhares de empresas de características únicas”. Sendo essa uma das características prementes dos reflexos sobre da atuação e do estudo da Administração nas empresas e organizações.
Ainda de acordo com o documento, “o curso de Administração de Empresas moderno deve destacar-se por oferecer conteúdo programático alinhado com a realidade das empresas, inseridas num mercado de mudanças rápidas, cujo substrato são as novas tecnologias e as diferentes tecnologias de informação, preparando esses futuros líderes para situações desafiadoras. Todas as disciplinas deverão ser ministradas considerando a onipresença dos meios digitais, a formalidade e a disciplina da linguagem das tecnologias, o uso de dados, o ambiente de mudança de cadeias de valor e formas de geração de valor”.
“Assim que for feita a devida publicação, a gente pode fazer uma comparação. Houve de fato uma evolução? Alguma coisa que remeta à melhoria da sociedade como um todo? Incluído aí o mercado, que espera sempre um Administrador o mais bem preparado possível”, destacou o Adm. Agamêmnom Rocha Souza.
Fique atento às mídias do CRA-RJ para saber mais sobre as Novas Diretrizes Curriculares e sobre tudo o que acontece no mundo da Administração.