Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos |
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro marcará presença no 1º Congresso Internacional ESG – Environmental, Social & Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa), que acontece nos dias 29 e 30 de março, em Coimbra, Portugal. O Adm. Diego Carbonell, coordenador adjunto da Comissão Especial de Sustentabilidade do CRA-RJ, será o responsável por representar o Conselho no congresso que será gratuito e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Figueira TV. O Adm. André Marini, representante do Conselho em Portugal e fundador da Comunidade de Auditores de Países de Língua Portuguesa, é um dos organizadores do Congresso. As inscrições estão abertas no site do evento.
Trazendo a provocação “Investidores só vão apostar em empresas que respeitem valores ambientais e sociais”, o evento, sediado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), será aberto pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva e contará com um painéis de especialistas portugueses, brasileiros e angolanos que, em dois dias de evento, discutirão sobre sustentabilidade, estratégias organizacionais, além de propostas para a criação de valor nas empresas. Assuntos extremamente relevantes e oportunos para o momento atual, em que os valores de ESG estão em uma crescente.
“Em um mundo globalizado e conectado, os consumidores cada vez mais apoiam ou boicotam as organizações com base no (des)alinhamento do propósito das mesmas com os valores de seus públicos. Como aproximar, então, os interesses de organizações e suas partes interessadas? Foi assim que surgiu a ideia deste evento”, destacou o Adm. André Marini, ressaltando ainda que é de suma importância ouvir os especialistas lusófonos falarem sobre propósito, valores, sustentabilidade, estratégia organizacional e criação de valor para as organizações.
Para o presidente do ISEC, Mário Velindro, a não adequação aos atuais valores de ESG são um risco para a reputação e a economia das empresas.
“O ISEC tomou a iniciativa de organizar este congresso, em parceria com a Comunidade de Auditores, com a intenção de encontrar e propor soluções – de prevenção e requalificação – que permitam aos profissionais gerir com eficácia os seus negócios, cumprindo os requisitos ESG”, afirmou Mário.
A participação do coordenador adjunto da Comissão de Sustentabilidade do CRA-RJ e especialista em ESG, no congresso, foi um pedido do presidente do Conselho, Adm. Leocir Dal Pai, e aceito com honras pelo Adm. Diego Carbonell. Para ele, o evento “é uma grande oportunidade de difundir informações importantes, que permitam que a sustentabilidade possa ser amplamente debatida na sociedade”.
Em sua palestra, prevista para acontecer no segundo dia de evento, às 15h no horário de Lisboa (11h no horário de Brasília), o Administrador abordará o tema “ESG e mudanças climáticas: Desafios e oportunidades para as empresas e sociedade”. Um assunto que, segundo ele, é de extrema importância para o momento atual.
“Especificamente sobre o tema do qual irei tratar, acredito que ter um espaço como esse congresso torna-se fundamental para dar visibilidade a uma situação que não mais é uma questão das próximas gerações, mas sim uma questão de agora, bastando observar todos os sinais climáticos que temos vivenciado”, afirmou Carbonell.
O 1º Congresso Internacional ESG acontecerá nos dias 29 e 30 de março, de forma híbrida e gratuita, a partir das 14h no horário local (10h no horário de Brasília) no Auditório do ISEC e no canal Figueira TV, no YouTube.
Não fique de fora dessa! Todos os participantes receberão certificado. As inscrições estão abertas no site do evento e as vagas são ilimitadas.