Por Érika dos Anjos|

Na manhã do dia 3, os conselheiros eleitos para o próximo quadriênio (2023/2026) tomaram posse de seus mandatos e também foi eleita a diretoria executiva para o biênio 2023/2024. A cerimônia aconteceu na Casa do Administrador, na Tijuca, e contou com a presença de diversos funcionários, convidados e autoridades.

O Adm. Wagner Siqueira, ex-presidente do Conselho Federal de Administração e atual diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador, foi eleito novamente presidente do Regional e o Adm. Josué José da Silva será o vice-presidente. Também foram eleitos o Adm. Miguel Marun, diretor de Administração e Finanças; a Adm. Maria de Fatima Ribeiro dos Santos, diretora de Registro Profissional; o Adm. Firmino Carneiro, diretor de Fiscalização; o Adm. Luiz Cezar Vasques, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; e o Adm. Jucimar Secchin, diretor de Educação, Estudos e Pesquisas. Completam o plenário efetivo o Adm. Leocir Dal Pai, o Adm. Paulo Hollanda, a Adm. Renata Motta Vasconcellos, a Adm. Fernanda Tauil * e o Tecnol. Edison Sanromã.

Os conselheiros suplentes são:  Adm. Carlos Alexandre Duarte Correa, Adm. Ronaldo Vasconcellos Fonseca, Adm. Pando Angeloff Pandeff*, Adm. Ubiratan dos Santos Silva, Adm. Marcus Luiz Graça Gonçalves, Adm. Janaina Nascimento Simões de Souza*, Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho* e  Tecnol. André de Oliveira*.

O presidente Adm. Wagner Siqueira salientou que as circunstâncias atuais são muito difíceis, pois o Brasil é um país polarizado, que já foi a 6ª economia no mundo e hoje é a 12ª;  o mundo enfrenta o medo com a Rússia em guerra com a Ucrânia, já que suas repercussões geram no processo da economia mundial; e há também a questão da relação da profissão com o crescimento da China e suas emergências.

“Somos todos aqui formados em teoria das organizações, plasmadas e forjadas apenas para o mundo ocidental. Um novo player de forma decisiva recuperando um passado histórico da velha China se faz no mundo, mas em poucos anos a economia chinesa será maior do que a americana. Só que nós ensinamos um mundo capitalista do estado ocidental e agora temos que enfrentar outro capitalismo, como dizem os chineses,  o socialismo de mercado. […] Então teremos uma crise na profissão, uma crise na Academia, que terá que se rever completamente, não é apenas pela Economia 4.0, não é apenas pelo ESG, mas também pelo ensino de Administração que está defasado”, analisou Siqueira, afirmando ainda a importância de investir pesado em Fiscalização, principalmente no que tange às pessoas jurídicas; e no fortalecimento da posição do CRA-RJ perante a sociedade e o mercado.

Já o vice-presidente, Adm. Josué José da Silva, afirmou que há necessidade de ampliar a valorização da profissão em todos os segmentos.

“Nós temos as nossas responsabilidades. Estamos saindo de uma pandemia que não foi fácil para nenhum de nós. Precisamos entender esse novo momento, esse novo mundo que nenhum de nós sabe no que vai dar. Temos diversas especulações e poder construir o quê realmente possa valorizar a profissão. Nós estamos trabalhando pelo Profissional de Administração, pela Ciência da Administração, para melhorar o nosso campo de trabalho, valorizá-lo”, garantiu.

Em um novo mandato como diretor de Administração e Finanças, o Adm. Miguel Marun, falou sobre a necessidade dos novos conselheiros conhecerem a fundo os processos internos da instituição e que todas as decisões tomadas pela diretoria executiva são discutidas e deliberadas por todo plenário.

O Adm. Leocir Dal Pai, presidente do CRA-RJ em 2018, 2021 e 2022 e que continua seu mandato como conselheiro efetivo, agradeceu a todos os Profissionais de Administração do Estado que “apesar da crise e dos dois anos de pandemia, permitiram que tivéssemos fôlego para levar o Conselho até o presente momento”; agradeceu aos conselheiros de sua gestão pela responsabilidade incondicional em dirigir a profissão no Rio de Janeiro nos últimos dois anos; e aos funcionários e colaboradores por sua doação ao crescimento da instituição. Dal Pai garantiu ainda que a nova gestão pode contar com seu apoio de forma inconteste nos próximos anos.

Vejá aqui uma reportagem exclusiva sobre a posse. Fique atento às mídias do CRA-RJ para saber de todas as ações da nova gestão!

 

 

*Conselheiros que não puderam vir à cerimônia e deverão tomar posse nos próximos 30 dias, juntamente com a Adm. Patrícia Salgado, conselheira federal suplente