Por Érika dos Anjos|
Desde o início do ano, as notícias sobre o rombo de bilhões do “Grupo Americanas” tomou conta dos noticiários do país. E, na última semana, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro foi convidado a acompanhar a Administração Judicial e Recuperação Judicial do conglomerado.
Em reunião com o presidente Adm. Wagner Siqueira, os representantes dr. Alexsandro Cruz, dr. Armando Vicentino e dr. Luiz Henrique Fernandes, nomeados pela 4ª Vara Empresarial da Comarca Central da Capital do Estado do Rio de Janeiro, discorreram sobre as funções do Administrador Judicial de cumprir o papel institucional e imparcial de auxiliar do poder judiciário.
“Realizamos contato com os credores , atuamos nos incidentes do processo apresentados junto ao Poder Judiciário, fazendo pontes entre o juízo, mercado, credores e recuperanda, visando o soerguimento da sociedade”, explicaram.
Em contrapartida, Siqueira ressaltou que o CRA-RJ está à disposição da Administração Judicial para ajudar no que for possível dentro de seu alcance institucional e confirmou o interesse em contribuir de forma cooperativa e em acompanhar o processo de recuperação judicial.
“O Conselho dispõe de diretrizes em relação às práticas financeiras, controles e gestão empresarial que devem nortear à recuperação judicial”, destacou o presidente, afirmando ainda que o CRA-RJ pode contribuir para mitigar o risco de ocorrência de novos fatos semelhantes.
Em janeiro, o Adm. Wagner Siqueira já havia escrito um artigo sobre o tema, que conta com milhares de visualizações, que você pode conferir aqui.