Sendo um dos assuntos mais discutidos no âmbito empresarial atualmente, no “Organizações e inteligência competitiva: a ampliação de oportunidades no cenário global” é o tema escolhido para o Painel III do VII Encad, Adm. Antonio Andrade. Já os painelistas serão Alfredo Passos, consultor e especialista em Inteligência Competitiva da Knowledge Management Company; Adm. William Barreto, gerente da área de Processos Organizacionais do Sistema Eletrobras; e José Geraldo Pereira Barbosa, coordenador e professor do Mestrado em Administração e desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá.
“Falar sobre Inteligência Competitiva hoje em dia é falar sobre as empresas se anteciparem aos movimentos e, principalmente, às tendências que se pronunciam na sociedade de consumo”, afirma Alfredo Passos.
O conferencista ainda ressaltou que essas mudanças são cada vez mais perceptíveis em face às novas tecnologias que surgem diariamente.
“Hoje em dia, a tecnologia influencia todos os setores. Não basta imaginar que minha área não será atingida. Mesmo sendo uma empresa do setor de siderurgia ou de saúde é preciso que exista um profissional que fique bastante atento aos fatores externos”, frisa o consultor.
De acordo com o Adm. William Barreto, a gestão de mudanças tem tudo a ver com Inteligência Competitiva, já que as empresas podem ter melhor adaptação às oportunidades que surgem diariamente.
“A Gestão de Mudanças e a Inteligência Competitiva são temas complementares. E é importante explicar aos administradores e estudantes estas nuances junto com grandes nomes como o professor Alfredo Passos”, afirma Barreto.
O gerente da Eletrobras falou ainda que a Inteligência Competitiva não pode estar desassociada de uma mudança interna.
“São dois conceitos que se voltam para o mesmo fim: deixar as organizações mais competitivas e vivas dentro do mercado dinâmico de hoje”, avalia o Adm. William Barreto.