Por Érika dos Anjos|
Quem passa pela UPA Pediátrica da Ilha do Governador se depara com atendimento humanizado e com a “Farmácia Viva”, uma horta 100% orgânica e comunitária. Isso é obra da gestora Tecnol. Carla Pereira, que assumiu a unidade no fim de 2021 e mudou os paradigmas da instituição, implantando diversas ações inovadoras e baseadas em práticas ESG. Uma história que merece ser contada hoje, na data em que comemoramos o Dia do Administrador Hospitalar.
“Quando eu tive a honra de ser convidada pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Fundação Saúde para assumir a direção da UPA Pediátrica da Ilha do Governador, logo iniciei junto com a minha equipe ações que promovam a responsabilidade socioambiental e que integrem a região, a população com esta importante unidade de saúde infantil do estado do Rio de Janeiro”, salientou Carla, que é nascida na Ilha do Governador, criada em uma comunidade bem carente da região chamada Praia Rosa e desde bem jovem já fazia parte dos movimentos sociais da Ilha e da cidade, sendo fundadora e há 10 anos vice-presidente da Associação de Mulheres da Ilha do Governador.
Hoje em dia formada em Gestão Pública, pós-graduada em Gestão em Saúde Pública e cursando MBA em ESG, a Tecnol. Carla Pereira afirma que além de todo o trabalho de modernização das práticas administrativas da unidade, há também total preocupação com a qualidade do atendimento humanizado.
“Criamos o projeto “SUStentabilidade” com foco nas ações em ESG, implantado na nossa gestão para atender à Agenda 2030 da ONU, plano global com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem alcançados até 2030. Afinal, devemos compreender que a saúde é um todo, desde o cuidado com o meio ambiente, a saúde integrativa, a horta como local de humanização para os funcionários e a saúde deles, pois colhem variadas espécies de ervas medicinais e hortaliças aqui, além de termos o projeto de reutilização da água do bebedouro e da água da chuva, que mostram a nossa preocupação com a preservação dos recursos hídricos, tema de suma importância e que todos da sociedade devem contribuir contra a escassez desse bem vital”, analisou a gestora, que possui muito orgulho de integrar a categoria e poder transformar seu conhecimento em Administração em melhorias para população:
“Tenho muito orgulho de ser uma profissional com Registro Ativo no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, atualmente presidido pelo competente e histórico no setor Wagner Siqueira. Aproveito a ocasião para parabenizar a todos os colegas Administradores Hospitalares do Brasil”, comemora Carla.
O porquê da data
O Dia Nacional do Administrador Hospitalar é comemorado no Brasil no dia 14 de julho em homenagem a São Camilo Léllis, considerado o patrono e protetor dos Hospitais e Administradores Hospitalares. No século XVI, o santo católico fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos, que punha o doente no centro das atenções de todos que trabalhavam no hospital. Por isso, foi escolhido como protetor dos enfermos, dos profissionais de saúde e dos hospitais.