Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro aprovou, em Sessão Plenária, a nova Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde (CASS). O objetivo é auxiliar o Profissional de Administração na contribuição de forma consistente e efetiva para o amadurecimento do sistema de saúde e de suas organizações.
A nova Comissão será coordenada pela Adm. Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, diretora de registro profissional do CRA-RJ e especialista na área. Também fazem parte a Adm. Talita Duarte Filipino (coordenadora adjunta), a Adm. Miriã Lucia Rocha de Campos (secretária), a Adm. Rita de Cássia Garcia, o mestre em Adm. Leonardo Justin Carâp, o Adm. Jamil Moyses Filho e o Adm. Igor da Costa Alves.
Para os integrantes da CASS, as atividades que serão exercidas pela Comissão de Saúde são importantes para o desenvolvimento da Administração para a gestão das organizações de saúde, garantindo-lhes boa governança e sustentabilidade.
“A CASS/CRA-RJ promove permanentemente a gestão e a geração do conhecimento derivado do pensamento administrativo para incremento na formação desses profissionais. As atividades se concentram exatamente na construção e fomento da capacidade diferenciada para o profissional de Administração de Saúde, estudando, avaliando e incorporando também paradigmas e saberes interprofissionais como elementos de integração de suas atribuições para a qualificação da gestão do sistema de saúde e de suas organizações”, destaca a Comissão, que também avaliou o cenário do setor de saúde no Brasil:
“Especificamente na atenção à saúde e assistência médico-hospitalar, o cenário atual apresenta-se mais desafiador e complexo que o habitualmente vivenciado pelos gestores e profissionais do setor. O tênue equilíbrio que existia entre as organizações de saúde, financiadores, fornecedores, profissionais de saúde, pacientes e controladores (incluindo governo), sofreu um elevado estresse em decorrência da pandemia que submeteu todo o sistema a tensões inimagináveis em tempos de paz. O aprendizado imposto pela dor trouxe alguns ganhos importantes, notadamente no âmbito da tecnologia de informação e comunicação, cuja expressão máxima pode ser vista no avanço técnico e regulatório da telessaúde”, avalia.
O CRA-RJ deseja sucesso aos profissionais durante as atividades da nova Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde!
Conheça aqui os membros da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ: