Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O Instituto Consulplan, entidade organizadora do Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, convidou o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, na figura de órgão fiscalizador, para acompanhar a execução do concurso público do município. A ação entra em cumprimento com o artigo 77 da Constituição Estadual, de autoria do presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, quando deputado estadual.
O Edital nº 01/2024, publicado no dia 05 de janeiro pelo Instituto Consulplan, é destinado a vagas do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e formação de cadastro de reserva da Prefeitura de Nova Iguaçu. As vagas não possuem atividade privativa do Administrador, porém o convite para a fiscalização do certame entra de acordo com o artigo 77 da Constituição Estadual: “Os Conselhos, Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e Regionais das demais profissões regulamentadas, serão obrigatoriamente chamados a participar de todas as fases do processo de concurso público, desde a elaboração dos editais até a homologação e publicação dos resultados, sempre que nos referidos concursos se exigirem conhecimentos técnicos dessas categorias, cabendo, na inexistência dos Conselhos, idêntico direito às entidades de funcionários”.
O CRA-RJ parabeniza a Prefeitura de Nova Iguaçu pela execução do concurso e pelo cumprimento das normas presentes na Constituição Estadual.
Fiscalização
O setor de Fiscalização do CRA-RJ instaura processos tanto de pessoa física como de pessoa jurídica, bem como acompanha todos os editais de concursos e licitações, que explorem atividades ligadas à ciência da Administração, com o objetivo de identificar possíveis irregularidades.
Para saber como entrar em contato e denunciar, acesse este link.