Mais uma vez, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro atua fortemente contra a falsificação de diplomas realizando uma denúncia ao Ministério Público Federal contra o fraudador que responde pelo codinome “Professor Rodrigo Borges Penedo”, que está enviando e-mails propagando ‘diploma fácil com supletivo rápido’ a fim de efetuar registro em órgãos como o próprio CRA, Crea, CAU, Coren, entre outros.
O documento, protocolado sob o número 20240027636, solicita que o MPF, em conjunto com a Polícia Federal, instaure uma investigação para responsabilizar os envolvidos nessa prática criminosa, protegendo os direitos dos cidadãos.
“É fundamental ressaltar que não há atalhos para a conquista de um diploma legítimo. A formação requer dedicação, estudo e o cumprimento da carga horária curricular estabelecida pelas instituições de ensino e pelos órgãos governamentais competentes. Alegações contrárias configuram crimes de falsidade ideológica e estelionato, passíveis de punição rigorosa pela lei”, informa o presidente do CRA-RJ e ex-conselheiro do Conselho Estadual de Educação do RJ, Adm. Wagner Siqueira, ressaltando ainda que a obtenção de um diploma de nível superior só é válida e reconhecida quando emitida por instituições de ensino devidamente autorizadas e credenciadas pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelo Ministério da Educação (MEC).
O CRA-RJ apela à sociedade em geral que se mantenha vigilante e denuncie qualquer oferta suspeita de diplomas falsos, reafirmando que:
– A formação exige compromisso, disciplina e tempo de estudo adequado.
– Diplomas rápidos, sem embasamento educacional, são inválidos e não possuem valor legal, nem registro profissional nos órgãos de classe.
– Sempre verifique a autenticidade da instituição de ensino antes de se matricular em qualquer curso.
O Conselho também indica que em caso de dúvidas procure orientação de órgãos competentes para confirmar o reconhecimento e credenciamento da instituição de ensino.
“Essa conduta fraudulenta não apenas prejudica os sonhos e expectativas de pessoas incautas, mas também constitui um sério ataque à seriedade e à credibilidade das instituições de ensino devidamente reconhecidas. Alertamos a todos que se depararem com promessas mirabolantes de diplomas rápidos para que não se deixem enganar. Juntos, podemos combater a fraude e defender a qualidade do ensino superior no Brasil!”, garante o Adm. Wagner Siqueira.
O setor de Fiscalização do CRA-RJ também recebe denúncias sobre a promessa de diplomas rápidos, de forma totalmente anônima, através deste link.