Por Érika dos Anjos|
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) emitiu um ofício para diversos órgãos expressando profunda preocupação com as recorrentes tragédias relacionadas a incêndios em hospitais no estado. O documento cita os incêndios no Hospital Badim (2019), Hospital Federal de Bonsucesso (2020) e Hospital Federal dos Servidores (2024) como exemplos de problemas crônicos que demandam ações urgentes e efetivas.
O CRA-RJ destaca que falhas na infraestrutura, ausência ou ineficiência de sistemas de combate a incêndios e deficiências na formação e atuação de brigadas internas de resposta configuram um quadro inaceitável. O Conselho enfatiza a responsabilidade da gestão hospitalar em proteger vidas e a importância da prevenção de incêndios.
De acordo com o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, é preciso a formulação ou reformulação de um plano emergencial de segurança contra incêndio em todos os hospitais do estado.
“É imprescindível que nós, como entidade de fiscalização profissional e integrantes da sociedade civil, tenhamos um permanente diálogo com essas unidades hospitalares a fim de que se fortaleçam os mecanismos de acompanhamento das condições de segurança desses locais”, explicou o presidente, reafirmando ainda que o Conselho está à disposição para colaborar nesse processo:
“De nossa alçada, podemos oferecer a expertise em gestão e administração para a construção de soluções eficazes e sustentáveis, que possam reduzir as chances da ocorrência de novos desastres dessa natureza no Estado”, garantiu Siqueira.
MPF
Dentre os órgãos que receberam esse documento, está o Ministério Público Federal que, através do Procurador Fábio Seghese, afirmou que “procedimentos extrajudiciais e das ações judiciais que foram instaurados e ajuizados pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal para apurar a regularidade dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico das unidades de saúde municipais, estaduais e federais no Estado do Rio de Janeiro”.
O Procurador ainda listou uma série de ações que discutem justamente o tema proposto pelo CRA-RJ. Para ler o ofício completo, clique aqui.
Defesa Civil
Outro órgão que respondeu ao documento enviado pelo Conselho foi o Gabinete da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, sob a égide do Coronel Walter Neno Rosa Neto, que deliberou sobre o compromisso contínuo em relação ao tema e que programas de capacitação especializados para os bombeiros militares, em colaboração com profissionais de outras áreas correlatas, já estão em funcionamento e culminando em ações como a “Semana de Prevenção” e os exercícios do “Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres”, realizados todos os anos.
A resposta cita ainda que “para verificação do atendimento às normas técnicas, as vistorias podem ser solicitadas nas Seções de Serviços Técnicos dos quartéis mais próximos de cada unidade hospitalar”. Para ler o documento completo, acesse este link.
Secretaria de Saúde
Já a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, respondeu ao ofício enviado pelo CRA-RJ afirmando que, segundo a área técnica da Subsecretaria Executiva da Pasta, há acompanhamento e mediação contínua da temática junto aos órgãos públicos de controle. Além disso, a SES esclarece que possui, em seu corpo técnico, um oficial do Corpo de Bombeiros destinado ao gerenciamento e cumprimento das demandas relacionadas a esta área, que inclusive realiza as devidas intervenções junto ao seu órgão de origem. Leia o documento completo aqui.
Para saber mais sobre as ações realizadas pelo CRA-RJ em prol da categoria e da sociedade, acesse sempre nosso portal em cra-rj.adm.br.