Por Érika dos Anjos|

A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem um papel crucial na formação de novos quadros de profissionais e sua importância se manifesta em diversos aspectos com excelência acadêmica, corpo docente qualificado e formação crítica. No entanto, quanto à infraestrutura, a situação no campus Praia Vermelha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é degradante. Por isso, o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, publicou um artigo específico e enviou um ofício às autoridades competentes cobrando um posicionamento sobre a situação.

O campus da Praia Vermelha da UFRJ abriga a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), o Instituto de Economia (IE), a Escola de Comunicação (ECO) e o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), além da Biblioteca Pedro Calmon e passa por negligência extrema quanto à conservação, inclusive impedindo que os alunos tenham aulas, o que torna ainda mais urgente a intervenção do governo federal para garantir a recuperação da universidade e a qualidade da educação pública.

“A UFRJ desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados, críticos e engajados. A deterioração de suas instalações e a falta de investimentos comprometem essa importante missão. Este ofício ajuda a dar visibilidade a essa situação, chamando a atenção das autoridades e da opinião pública para a urgência do problema”, salientou o presidente, lembrando ainda que ao endereçar o documento às autoridades responsáveis, o CRA-RJ exerce seu papel de entidade representativa da sociedade, pressionando por medidas que garantam a qualidade da educação pública.

No ofício, Siqueira afirma que “a escassez de recursos repassados pelo governo federal nos últimos anos, afeta diretamente a qualidade do ensino e da pesquisa na UFRJ” e reitera enfaticamente que “a educação pública de qualidade é um direito de todos, e é dever do Estado e da administração universitária garantir que esse direito seja plenamente respeitado, por meio de uma gestão eficiente e comprometida com a segurança e o bem-estar de todos”.

O ofício foi bem recebido pela comunidade acadêmica que tem enviado manifestações de apoio.

Leia o artigo completo escrito pelo Adm. Wagner Siqueira no Espaço Opinião ou no perfil do CRA-RJ no Medium.