A coordenadora técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Luciana Hamada concedeu entrevista à Rádio e TV CRA-RJ e falou sobre eficiência e gestão energética municipal. Ela explicou que os gestores públicos devem entender logo como realizar essas competências dentro do cenário atual das cidades.
Segundo Hamada, as novas tecnologias permitem o uso de equipamentos com maior tempo de vida útil e que possibilitam menor consumo. As lâmpadas seriam um bom exemplo disso, pois antes existiam apenas as incandescentes, depois vieram as fluorescentes e agora as de diodo emissor de luz (LED – sigla em inglês).
“A economia feita com este tipo de Administração pode ser aproveitada em outras áreas que envolvam a gestão municipal. Nas escolas, por exemplo, podem melhorar a merenda dos estudantes, entre outras coisas.” declarou Hamada.
A entrevistada ainda ressaltou que comunicar à população sobre as mudanças ocorridas é muito importante. Assim todos saberão a quem solicitar reparos referentes à iluminação pública, em especial. Até 2015, todos os municípios brasileiros deverão assumir a responsabilidade pela manutenção do serviço elétrico oferecido.
Luciana Hamada ainda destacou que, por ser algo relativamente novo, os Administradores podem ter uma boa oportunidade de atuação, prestando serviços de consultoria ou mesmo com treinamento de pessoal.
Para saber mais sobre o tema, os interessados podem fazer contato com o Ibam por meio do site www.ibam.org.br.
Ouça a entrevista completa na Rádio CRA-RJ.