Convidado pelo presidente em exercício do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, a realizar a abertura do 27º Eprocad, o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal do Rio de Janeiro, convocou os professores presentes a duas reflexões: a importância da reconstrução das instituições de ensino e suas didáticas.
“Como nós percebemos o todo determina a maneira como nos comportamos. Essas questões perpassam o cotidiano da sociedade em geral, mas no caso brasileiro a acachapante presença do Estado faz com que reeditemos as mesmas práticas e comportamentos de outrora”, disse o Adm. Wagner Siqueira, ressaltando que não há nada mais prático do que uma boa teoria, já que a análise é vital para o crescimento do ensino e posteriormente da profissão:
“O mundo das concepções, a teoria, muda a forma com que me comporto. Sei que estou falando para educadores, mas será que essa forma de pensamento está presente no cotidiano das organizações? Mais particularmente das organizações educacionais?”, indagou.
Outro ponto salientado pelo presidente é a visão de que o país e suas instituições estão esperando e buscando um ‘salvador da pátria’, a fim de mudar os pensamentos e apontar o caminho a ser seguido, tanto na teoria quanto na prática.
O presidente também questionou a vinculação do processo educacional com o Estado brasileiro, já que muitas instituições de ensino estão diretamente ligadas, e subjugadas, pela burocracia do país.
“Até que ponto nós professores, pois ainda me sinto assim, estamos mais preocupados com o MEC do que com o aluno ou com o processo de aprendizagem? Até que ponto interessa mais conseguir atender às demandas do Enade e seus critérios burocráticos do que efetivamente formar um aluno que seja capaz de aprender a aprender e também de ensinar?”, inquiriu o Adm. Wagner Siqueira, lembrando que os professores são heróis, por fazerem um trabalho sério no cotidiano, de rever essa prática que vem de cima para baixo, com ordens de formar clientes e não cidadãos.