A estreita relação entre o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e o Conselho Federal de Administração rendeu diversos frutos profícuos para os profissionais, empresas e estudantes fluminenses e brasileiros, além de todo o Sistema CFA/CRAs, em 2017. Foram projetos importantes que englobam toda a sociedade e a categoria.
O Curso de Mediação Empresarial, em convênio direto com a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, foi uma dessas realizações, já que a primeira turma do país foi sediada no Rio de Janeiro. O curso foi realizado de forma online e presencial a fim de formar profissionais da Administração para trabalhar diretamente na área.
“Essa (reforma trabalhista) foi na verdade a principal motivação do CFA para desenvolver um projeto de Mediação Empresarial. É evidente que hoje não só a questão trabalhista se torna um grande mercado para que nós, Administradores, possamos atuar nas atividades da Mediação e da Arbitragem. Todas as áreas do judiciário se oferecem como um potencial de ocupação pela nossa capacidade de gestão. O CRA-RJ está totalmente em sintonia com as decisões do CFA, com todos os profissionais de Administração e com as questões ligadas à Gestão no Brasil”, afirmou o presidente do CRA-RJ, Adm. Jorge Humberto M. Sampaio.
Outro ponto de destaque foram as duas reuniões da Comissão Permanente do Programa de Desenvolvimento dos CRAs (Proder). Este foi o primeiro ano em que os encontros aconteceram fora da sede de Brasília, inaugurando assim, no Rio de Janeiro, o ‘Proder Itinerante’.
“Essas reuniões itinerantes irão servir para verificar in loco o acontecer desse programa em cada um dos Conselhos que o utiliza”, salientou o vice-presidente do CFA e coordenador do Proder, Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha.
Também foi realizado no Auditório Adm. Gilda Nunes um debate qualificado sobre as Resoluções Normativas que aprovam o registro de Mestres, Doutores e Técnicos de Administração, um momento vital para o progresso da categoria em todo o país.
“No momento em que também abrigamos esses profissionais, iremos cumprir um papel social extraordinário para com a sociedade. Além disso, poderemos fiscalizá-los, algo que não podia ser feito antes”, garantiu o diretor da Câmara de Fiscalização do CFA, Adm. Mauro Kreuz, durante o evento.
No mês de novembro, o CRA-RJ também foi o anfitrião de dois importantes momentos para o Sistema CFA/CRAs: a Assembleia de Presidentes e a mais nova edição da Plataforma do Conhecimento, com o atual tema “Gestão de Facilities”, debatido pelo Adm. Edison Sanromã, criador, coordenador e professor do MBA em Facilities no Rio de Janeiro pela Universidade Candido Mendes; pelo diretor regional da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e proprietário da RV Gestão, Adm. Alexandre Roxo; pelo diretor de Serviços e Logística da TV Globo, Homero Carrazoni; e pela gerente de Facilities da ESPM, Adm. Kátia Campos.
Já na Assembleia, que reuniu todos os presidentes das Regionais do país, além de alguns conselheiros federais, foram discutidos temas como a Anuidade 2018 e o desconto para profissionais recém-formados; o Fórum de Gestão Pública 2018, que acontecerá em Brasília; a importância da certificação profissional, dentre vários outros assuntos. Também foram realizados dois debates qualificados: “BigData e novos negócios”, com o Prof. Marcos Cavalcanti, da Coppe/UFRJ; e a apresentação do projeto Sistema de Governança e gestão estratégica de água e esgoto (Gesae/CFA), pelo Adm. José Antônio Chaves.
E o projeto Gesae/CFA não foi o único de grande importância apoiado diretamente pelo CRA-RJ. Em 2017, foi apresentado em diversas cidades do Rio de Janeiro – como Niterói, Cabo Frio e Volta Redonda, além da Capital – o Índice de Governança Corporativa (IGM/CFA), que visa auxiliar no planejamento e elaboração de políticas públicas de qualidade através dos gestores municipais.
“Nós (CFA) não queremos ser mais uma instituição fazendo um observatório para criticar a Administração pública, a empresa privada. O que desejamos é oferecer ferramentas e processos que, devidamente apropriadas pelos dirigentes públicos quando assim entenderem, possam ser mais uma opção para ajudar no diagnóstico e na realização de suas tarefas”, afirmou o Adm. Wagner Siqueira.
Campanha Nacional
Com o robusto apoio do CRA-RJ, o CFA também empreendeu uma forte campanha contra a imposição do registro dos boletos bancários, medida da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que obriga empresas a emitirem cobranças a um custo bem maior, impactando diretamente no bolso da população brasileira.
A campanha teve repercussão nacional e passou por várias cidades, como Manaus, Cuiabá, Brasília e, é claro, Rio de Janeiro. Onde foi realizada uma manifestação no mês de agosto na Praça da Cinelândia, com uma raposa inflável de 12 metros, que representa o bancário Raposão, o único que será beneficiado com a cobrança.
“O pagamento dos boletos não registrados é uma situação que afeta a todos nós. Desde o mais simples cidadão até o funcionário do Ministério da Fazenda. Definitivamente esta é uma burla, um acinte, uma verdadeira gongagem ao bolso do trabalhador brasileiro. Não podemos deixar de nos indignar diante desse escândalo”, advertiu o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro.
E ainda trabalhando em prol da sociedade como um todo, o CRA-RJ possui representantes em diversas Comissões do CFA, que tratam de assuntos específicos de ligação direta com a profissão, como a Comissão Especial de Assuntos Internacionais; Comissão Organizadora da Convenção 2018 do Sistema CFA/CRAs; Comissão Especial de Estudos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO); Comissão Especial de Perícias Judiciais; e a Comissão Especial de Implantação do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa), que está sendo implantado em diversos estados e cujo know-how conquistado pelo CRA-RJ pelo seu pioneirismo (com um sistema em funcionamento há 4 anos que inspirou o Sifa) tem sido de suma importância para o sucesso da empreitada. Além disso, o Conselho do Rio de Janeiro também tem emprestado sua expertise em visitas técnicas dos outros Regionais à sede, no Edifício Adm. Belmiro Siqueira, ou ao deslocar colaboradores para outras localidades a fim de compartilhar o conhecimento adquirido.
ADM Brasil
E como você ficou sabendo de tudo isso? Através do site oficial e das mídias do CRA-RJ, além do novo canal de contato direto com o Conselho Federal: o ADM Brasil. São entrevistas exclusivas do presidente do CFA para CRA-RJ Play e Rádio ADM RJ, notícias importantes para a profissão, além de clipping de ações que irão impactar a vida dos Administradores.
Neste ano, CRA-RJ e CFA também promoveram vários eventos que foram transmitidos ao vivo pela CRA-RJ Play e pela Rádio ADM RJ, como o XI Encontro de Administradores e o XV Fórum Internacional de Administração, que aconteceu no Rio Grande do Sul e que o Rio de Janeiro participou ativamente do comitê organizador. E para o ano que vem, já estão programadas diversos novos projetos e atividades em prol da categoria, como o XXVI Encontro Brasileiro de Administração, que irá acontecer entre os dias 6 e 8 de agosto no Rio de Janeiro; e o Fórum de Gestão Pública, que será realizado entre os dias 6 e 8 de junho, em Brasília, com o apoio e a participação do CRA-RJ no Comitê Organizador. Certamente, esta parceria entre CRA-RJ e CFA ainda irá trazer muitos benefícios para a profissão.
Fique ligado pois se é sobre Administração, está no CRA-RJ!