Atualmente, não há como falar sobre tecnologias e empregabilidade sem passar pelas novas mídias ou redes sociais online, já que esses canais podem gerar redes de relacionamento de trabalho. Agora, imagina iniciar esse networking já de forma qualificada, apenas com pessoas do seu campo ou área de trabalho e atuação? Imaginou? Esse é o intuito da Rede Social Corporativa, que está sendo implantada no Sistema Integrado de Autoatendimento e Fiscalização do CRA-RJ.
Esta nova ferramenta visa dinamizar e otimizar o networking entre pessoas que atuam na área da Administração em todos os níveis, desde o técnico ao gerente sênior, passando pelo perfil de empresas devidamente registradas, fixando no ambiente digital o compartilhamento de informações e contatos, tornando-se assim uma vitrine digital para todos.
A Rede Social Corporativa funciona como qualquer outra. O usuário cria o perfil com foto e as informações que deseja compartilhar. Depois, pode criar sua própria rede de contatos ou publicar notícias, artigos ou pensamentos que interessem à comunidade a que está conectado. Além disso, poderão ser criados grupos de interesse para cada usuário.
A professora Ester Stille, especialista em etiqueta empresarial, destaca que redes sociais podem ser grandes aliadas da carreira profissional, se utilizadas de forma correta na hora de comentar e compartilhar. Para Stille, as redes sociais criaram uma barreira muito tênue entre o público e o privado, por isso, o profissional que tiver cuidado e consciência para utilizá-las, pode sair ganhando.
De acordo com o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, a inclusão dessas boas práticas tecnológicas no dia a dia do profissional só vem a agregar mais oportunidades de conhecimento.
“O profissional em dia tecnologicamente com o mercado torna-se mais competitivo e apto a contribuir para uma sociedade melhor, com melhores práticas de gestão. Esse pode ser um ótimo recurso para se destacar no mercado de trabalho”, garantiu.