O Conselho Federal de Administração (CFA) se reuniu com o diretor de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Roberto Wollinger, para apresentar uma manifestação contrária ao parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) favorável à instituição das Diretrizes Nacionais Curricularres para Curso de Graduação em Administração Pública e Políticas Públicas.

Estavam presentes à reunião, entre outros, o presidente e o vice-presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello e Adm. Marcos Lael, respectivamente, e o Diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, Adm. José Samuel Miranda. Segundo Wollinger, o governo carece de gestores públicos em todas as esferas. Por conta dessa demanda, pensou-se na possibilidade de criar um curso específico na área. “Já existem cursos de pós-graduação em gestão pública, mas o ideal seria que esse enfoque começasse na graduação”, diz.

O Adm. José Samuel por sua vez afirmou ser contra a criação de outra Diretriz Curricular para a área de Administração: “Não conseguimos observar qual seria o principal objetivo dessa iniciativa”, afirmou o Diretor do CFA, ressaltando que algumas Instituições de Ensino Superior já oferecem cursos de Administração mais focados na área pública. “Inclusive, o Sistema CFA/CRAs registra todos esses profissionais”, concluiu.

A mesma posição foi amplamente defendida pelo presidente do CFA que apresentou um histórico do curso de Administração, relembrando a época em que o curso oferecia inúmeras habilitações e reforçou: “Não é necessário criar outra Diretriz Curricular. A atual já atende os requisitos voltados para a área pública”, defendeu o presidente do CFA.

De acordo com Wollinger, para manter a Diretriz Curricular atual é necessário sistematizar a nomenclatura que continuaria como Administração de Empresas e acrescida da Administração Pública, focar mais a gestão pública e fazer adaptações no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Ao final do encontro, o Adm. Sebastião Mello apresentou o documento manifesto que o Conselho elaborou para ser encaminhado ao Ministro da Educação, Fernando Haddad.