Por Érika dos Anjos
Em tempos conturbados, onde a qualificação da Administração das organizações governamentais e privadas se faz tão importante, a Comissão Especial de Gestão Pública do CRA-RJ retorna seus trabalhos para o biênio 2019-2020. Na última terça-feira (14), os novos membros do comitê se reuniram para discutir ações e planejar o desenvolvimento do tema.
Para o Adm. César Campos, conselheiro e coordenador da Comissão, a proposta é criar um conjunto de atividades que se estejam integradas ao desenvolvimento institucional do Conselho e que sejam permanentes, independentemente, do mandato dos seus membros.
“Nosso primeiro foco será a construção de canais de comunicação com os profissionais da Administração que ocupam cargos de qualquer natureza em organização pública no âmbito municipal, estadual ou federal, direta, indireta, fundacional ou autárquica. Pretendemos manter ainda um relacionamento regular com essas pessoas em torno de temas de interesse da gestão pública”, salientou o coordenador, que terá ao seu lado, como membros da Comissão, os Administradores e conselheiros Francisco de Jesus (subcoordenador); Mara Biasi; Leocir dal Pai; Carlos Roberto Fernandes de Araújo; Manoel Oliveira; e Clésio Guimarães.
Outro ponto destacado pelo Administrador é a convivência com as ONGs que têm atuado junto aos órgãos públicos de forma efetiva, para a melhoria da gestão pública, seja no apoio ao treinamento de servidores, seja na elaboração de planos estratégicos e até com a implementação de políticas públicas.
“Estas Organizações Não Governamentais têm sido uma excelente fonte de informações das dificuldades e necessidades que os profissionais da Administração que atuam como servidores públicos enfrentam no cumprimento de suas atividades”, garantiu Campos.
A questão do contato direto com as municipalidades, no sentido de oferecer apoio para a melhoria da gestão pública, a fim de identificar e valorizar suas boas práticas também foi discutido. Ações como o estabelecimento de convênios para oferta de cursos da Universidade Corporativa de Administração (UCAdm) devem entrar em vigor em pouco tempo.