Por Josué Amador | O município de Volta Redonda inaugurou a Escola de Governo e Gestão do município, nesta quinta-feira (18), e homenageou o ex-conselheiro do CRA-RJ Adm. Marco Aurélio Lima de Sá [falecido em 05 setembro de 2018], ao colocar seu nome no prédio onde funcionará. O presidente do CRA-RJ Adm. Wallace Vieira, além dos Administradores Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro; Leocir Dal Pai, vice-presidente de Registro Profissional; Agamêmnom Rocha, conselheiro e representante do CRA-RJ na Região Centro-Sul Fluminense e a Administradora Martha Almeida, responsável geral pelas Casas do Administrador no interior do Estado, representaram o Conselho na solenidade.
O acontecimento foi marcado de delações de emoção e reconhecimento pela brilhante atuação do homenageado, dentro do CRA-RJ, no Serviço Público e em sala de aula. Thalita Rodrigues de Sá, filha do Marcão – como era conhecido, emocionou-se ao falar do legado do pai e agradeceu por todo apoio recebido pela família em decorrência do falecimento dele.
“No dia que eu recebi a notícia da morte do meu pai, foi o pior dia da minha vida. Todo reconhecimento, mensagens, agradecimentos e carinho que todos os alunos do meu pai tiveram com a gente, amigos, servidores públicos, a Prefeitura e o CRA-RJ, principalmente, porque meu pai estava no Rio no dia que aconteceu [falecimento] vem acalentando o nosso coração a cada dia. Eu tenho certeza de que nesse prédio, estrutura e ensinamento que vai ser passado aqui, ele [Marcão] vai estar presente em tudo e que seja excelente, maravilhoso”, disse Thalita de Sá.
O presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira, destacou a grandeza de Marcão em todos os campos onde atuava e se mostrou muito feliz com a homenagem e reconhecimento prestados à memória do Administrado e à sua família.
“Ele conquistou o coração e o inconsciente coletivo da profissão mercê de uma atividade desenvolvida nesses 30 anos em favor da Instituição [CRA-RJ], da profissão. E por que não dizer da própria sociedade?, quando uma pessoa com talento na área de Gestão Pública como o Marcão, ele disponibiliza esses saberes para todos nós, para todo o Sistema CFA/CRAs. Ele era uma figura ampla, maior e não cabia dentro do território do Rio de Janeiro”, disse o presidente do CRA-RJ.
Já o prefeito de Volta Redonda Samuca Silva relembrou a dedicação constante de Marcão no serviço público municipal.
“Quando me apresentaram a homenagem, eu falei: ‘É justo’. Marcão foi, desde o início de nosso mandato, inquieto. O porta-voz dele foi tudo a que ele se dedicou em 40 anos e acho que esse Governo deu uma oportunidade a ele, que desenvolveu, em tão pouco tempo da nossa gestão, técnicas que contribuíram efetivamente para o servido público”, destacou o prefeito.
Logo depois das declarações, houve o descerramento da placa que leva o nome do prédio em homenagem ao Adm. Marco Aurélio Lima de Sá.
Estiveram presentes ao evento também: a esposa do Marcão, Rosana Aparecida Rodrigues de Sá e sua neta Manuela Rodrigues de Sá Silva, além do vice-prefeito do município, Maycon César Inácio Abrantes, e o Secretário Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo.
“Ao dar à Escola de Gestão e Governo o nome do Marcão, a prefeitura municipal reconhece esse talento, esse desprendimento e disponibilidade dele. Ele era um ser permanentemente disponível para a sociedade e essa interação dele, um gestor público, e uma Escola de Gestão é muito forte. Meus parabéns ao prefeito e ao nosso Conselho, que tiveram o Marcão como um de seus artífices”, Adm. Wallace Vieira.
“As pessoas não morrem, diz o poeta, ficam encantadas. Em verdade, mais do isso, as pessoas vivem em nossos corações, daqueles que são contemporâneos, que conviveram com elas. Em verdade esse espaço de qualificação representa mais ainda, porque o nome de Marco Aurélio Lima de Sá, nosso professor Marcão, nosso Administrador, fica para a eternidade, na construção de gerações de servidores públicos que vão estar aqui aprendendo e contribuindo pra a melhoria da causa pública”, Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e Diretor Geral da Universidade Corporativa do Administrador.
“Em nosso CRA, ele teve a oportunidade de mostrar todo o seu brilhantismo, competência e habilidade enquanto conselheiro. E depois, aqui na Casa do administrador, por longos anos, foi aquele homem que deixava o CRA presente na Região Sul-fluminense, não somente em Volta Redonda. Quando eu soube dessa homenagem que o prefeito e sua equipe de secretários e funcionários iria promover, com a inauguração de uma Escola de Gestão e Governo e que o prédio se chamaria justamente Marco Aurélio Lima de Sá, eu fiquei extremamente feliz”, Adm. Agamêmnom Rocha, conselheiro e representante do CRA-RJ na Região Centro-Sul Fluminense.
“A homenagem que se faz é muito justa com uma Escola de Gestão, porque a preocupação toda do Marcão se centrava exatamente numa Administração justa, austera, de acordo com a lei, com os princípios, respeito às pessoas envolvidas, mas o tempo inteiro com seriedade. Ele não transigia. Não permitia na área de atuação dele, nas finanças, nos processos que ele fazia, nada que não fosse a excelência. Então ele é um exemplo inspirador para nós ele é um exemplo de complice em nosso Conselho e de austeridade no serviço público”, Adm. Leocir Dal Pai, Vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ.