Data/Hora
30 de outubro de 2019 (quarta-feira)
18:30 – 19:30
Localização
Auditório do CRA-RJ
Rua Professor Gabizo, 197 – Tijuca
Palestrante(s)
Adm. Meirilane Rosa – Formação em Administração de Empresas com experiência profissional na área de Gestão e Qualidade. Conhecimento adquirido em nível teórico e prático, através de cursos especializados nas áreas. Experiência no desenvolvimento e implementação de programas de Qualidade incluindo a preparação para participação em processos de melhoria de gestão, certificações de Acreditação e Prêmios de Qualidade. Nos últimos anos compõe a banca de Juízes do Prêmio Amazonas de Qualidade. Atuo como Instrutora do Modelo de excelência em Gestão – MEG, Elaboração de Relatório de Gestão e na Formação de Avaliadores, Auditores do Prêmio Qualidade Rio e no desenvolvimento e capacitação de profissionais nos temas relacionado à Gestão de Serviços. Consultora na implementação de Modelos de Gestão em Organizações dos diversos seguimentos e palestrante nos temas voltados para gestão estratégica, processos, ferramentas da qualidade, gestão do atendimento e outros direcionados a gestão das organizações. Professora convidada no curso de Pós Graduação em Gestão de Serviços da Universidade Federal Fluminense. Administradora e fundadora da Rede de Qualidade e Excelência em Gestão RJ. Compõe nos últimos 12 anos a equipe de coordenação do Grupo de Benchmarking Saúde. Atua nos diversos movimentos e grupos voltados a disseminação de boas práticas e gestão da qualidade no Estado do Rio de Janeiro.
Dr. Leonardo Carâp – Médico Anestesiologista, Mestre em Administração de Empresas; Professor da Universidade Federal Fluminense, Doutor em Engenharia de Produção; Professor convidado do Curso de Gestão Hospitalar – ENSP-FIOCRUZ; Foi Diretor Geral do Hospital Universitário Antonio Pedro da UFF . Atualmente é Membro da Comissão Especial de Administração de Serviços de Saúde do Conselho Regional de Administração do RJ. Inscrito no CRA- RJ: 43-00008, na categoria Mestre e doutores.
Breve descrição do tema
Qualidade em Saúde, vem como um tema que visa o aprimoramento dos processos, refinamento das práticas utilizadas, adequação de parâmetros de apuração e controle de resultados, que garantam uma gestão profissionalizada. A importância da qualidade em saúde é a observar esse ambiente complexo e multiprofissional com ênfase na interdisciplinaridade. A utilização dos instrumentos da qualidade tornam a Unidade de Saúde uma organização com permanente avaliação que propicia a inovação de práticas conforme os resultados apurados e analisados. O grande desafio da qualidade em saúde é tratar um produto que não tem preço mas tem um custo voltado para a profissionalização dos gestores, que precisam trabalhar sempre com a emoção. Pretende-se com o tema ocupar um espaço de discussão que promova um repensar em Qualidade não como mais uma ideia ou modismo, mas como um programa efetivo que direcione da melhor forma a Assistência nesse ambiente vulnerável cujo o foco são vidas .