Por Josué Amador |
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro criou mais uma Comissão Especial, desta vez voltada para a Gestão Profissional de Edificações. Um dos objetivos da nova Comissão é ‘desenvolver e aumentar, com técnicas de Administração, a capacidade de gestores, síndicos e Administradores de edificações, em geral’, conforme indica do plano de trabalho dela.
O Adm. Alberto Levitan, coordenador da nova comissão, destacou que o crescimento urbano tem exigido edificações cada vez mais adaptáveis à realidade tecnológica e funcional dos grandes centros, por exemplo. Para ele, o sucesso dos novos modelos de construções requer maior expertise na gestão de pessoas e materiais e que ‘podemos considerar a contribuição efetiva do Administrador para uma Gestão Profissional e eficaz’, por meio de planejamento, organização, controle, coordenação e direção, pois estas são qualificações estratégicas que devem predominar na forma de Administrar as Edificações em diversos setores.
“As edificações estão cada vez mais complexas e modernas, com constante aumento da demanda de usuários, infraestrutura de serviços e equipamentos, necessitando, desta forma, a busca de soluções mais adequadas, semelhantes à empresas e organizações, com aplicação dos conceitos mais atuais de gerenciamento, operação e manutenção. Como observamos diariamente, em toda a mídia nacional, pessoas estão sendo vitimadas, até fatalmente, e tendo seus patrimônios destruídos. Um dos maiores objetivos do Administrador, nesta função, é poder [também] ajudar a salvar vidas e preservar patrimônios”, disse.
Durante a apresentação da Comissão, na Sessão Plenária desta semana, ainda foi destacado que a equipe quer fomentar a administração e o exercício dessas funções obedecendo as legislações específicas, tornando o grupo e o CRA-RJ grandes referências no setor, alcançando destaque para futuros novos negócios. Além de incentivar os profissionais e estudantes da Administração e se posicionarem como necessários nesse segmento, uma vez que suas competências e habilidades têm muito a contribuir para o bem-estar dos usuários de imóveis empresariais ou não.
“Será fundamental para a Comissão a possibilidade de Disseminação do Conhecimento. Este direcionamento permitirá que formandos em Administração, profissionais em mudanças de perfil, quer por projetos pessoais, falta de colocação ou por aposentadoria, possam ser capacitados e atualizados com procedimentos técnicos, de modo a atuar neste segmento com planejamento, gerenciamento e inteligência predial”, explicou Levitan.
A nova Comissão Especial de Gestão Profissional de Edificações tem como outros membros os Administradores Carlos Alberto Rosa Marques de Almeida, Firmino Sousa Carneiro, Rogério Marques Gonçalves, Elizabeth da Costa Bastos, além do engenheiro Leonardo Augusto de Carvalho e Silva, como convidado da equipe.