Por Érika dos Anjos|
Na última quarta-feira, 23, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou um evento on-line com três especialistas em marketing digital, Adm. Rita Lima, José Telmo e Sérgio Xavier, para falar sobre o melhor uso da rede social LinkedIn para recolocação profissional, crescimento e inserção no mercado de trabalho. A conversa já está disponível na CRA-RJ Play e fez parte da programação especial do Mês do Profissional da Administração.
A primeira palestrante foi a Adm. Rita Lima, coordenadora da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, que definiu o LinkedIn como uma plataforma para conexão do profissional com o mercado.
“É preciso entender qual imagem você quer construir para o mundo profissional. É preciso sentar e observar, criar um plano, que envolva o que você tem de conhecimentos, cursos que já fez, o que já tem na carreira e o que falta ainda”, salientou a Administradora.
Já José Telmo, profissional de Marketing Digital e mestrando em Administração, afirmou que o LinkedIn é um upgrade do seu currículo, deixando de focar somente no passado para dar ênfase ao seu presente profissional, quiçá o futuro ao publicar projetos e ideias a serem colocadas em prática.
“Existem muitas possibilidades que começam apenas com o preenchimento correto do seu perfil no LinkedIn. E ele estimula que você continue participando para que seu perfil seja notado, seja preenchendo-o corretamente, buscando vagas, fazendo conexões, seguindo empresas, seguindo pessoas, conversando e produzindo”, enumerou o palestrante, dando ainda dicas para ter um “perfil campeão”.
O professor e mestre em Administração Sérgio Xavier ressaltou que o LinkedIn visa que você crie autoridade e gere conteúdo relevante a fim de conquistar sua ascensão profissional. Com isso, pequenos detalhes são importantes, como a foto, capa e headline.
“O que chamamos de headline são aquelas primeiras informações em bloco que aparecem no seu perfil e precisam seguir uma linha com palavras-chave, já que você vai ser encontrado por meio dessas palavras. Então, quando for dizer ‘quem é você’ é importante usar esses códigos. […] Outro ponto, é a área do ‘Sobre’, não é fazer o ctrl c + ctrl v do seu currículo e sim colocar uma história, fazer um storytelling“, disse.
Depois das explanações individuais, os convidados responderam a diversas perguntas do público que assistiu ao vivo o evento nas plataformas do CRA-RJ.
Quer incrementar seu LinkedIn? Clique aqui e assista ao conteúdo completo.