Por Érika dos Anjos|
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro preparou mais uma novidade para facilitar o contato com as Pessoas Jurídicas na instituição: a utilização de e-mail oficial, informado pela empresa, para o envio e recebimento de documentações em geral. Com isso, haverá maior agilidade nas respostas, economia e sustentabilidade. Além disso, o envio de notificações pode ser feito através de lotes de 3 mil ofícios, ampliando o alcance da Fiscalização da instituição.
Essa necessidade já havia sido identificada há algum tempo e o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa) estava sendo atualizado para receber mais essa funcionalidade, que permite a amplificação das ações de fiscalização e o aprimoramento constante do CRA-RJ no cumprimento de sua missão.
“Estes processos protegem as organizações para que tenham profissionais legalmente habilitados, no exercício de suas funções nos mais diversos campos de atuação em Administração. Costumo dizer que administrar não é algo comum, requer, além da formação e experiência, um olhar estratégico para enxergar a ambiência onde a empresa se insere, saber avaliar cenários e oportunidades, conduzir e otimizar recursos no alcance de resultados. E é isso que estamos fazendo com essa novidade”, garantiu a Adm. Elizabeth Bastos, presidente em exercício do CRA-RJ.
O vice-presidente de Fiscalização do Conselho, Adm. Francisco de Jesus, ressaltou a importância da rapidez e eficiência na comunicação nos dias atuais.
“Para atingir esse objetivo, o CRA-RJ não tem medido esforços na busca de meios e caminhos para tal. As nossas comunicações têm sido proativas, precisas e, o mais importante, sofrendo modificações no momento que se verifica a necessidade. O que quero dizer é que não temos prazos fechados para buscarmos o aperfeiçoamento, ele se dá na hora que é preciso. Essa forma de atuação abrangente tem nos levado a resultados fantásticos, a um aperfeiçoamento técnico e cultural de todos os envolvidos jamais visto”, salientou o Administrador.
Operacionalmente, são muitas as vantagens da utilização do e-mail na Fiscalização. De acordo com o chefe do setor, Adm. Leonardo Marques, a questão da sustentabilidade e da rapidez na resposta são primordiais.
“Inicialmente, cabe ressaltar a desnecessidade de geração de papel, caminhamos para uma gestão sem papel, na qual o caminho digital é uma realidade benéfica ao nosso planeta, cabendo a todos nós a aplicação de técnicas de gestão ambiental, sem que haja, para tanto, uma perda de produtividade. Além disso, a utilização de envio de correspondência por e-mail, além de dar uma resposta ao fiscalizado com maior brevidade, representa um melhor aproveitamento da mão de obra e principalmente uma enorme redução de custos”, enumerou.
A Fiscalização do CRA-RJ atua através do Sifa e da reunião de dados obtidos através de Big Data buscando pessoas jurídicas que precisam se regularizar junto ao CRA-RJ, para atuarem de acordo com a lei. Desta forma, além de proteger a sociedade de empresas não habilitadas, também gera novos postos de trabalho para os profissionais da Administração registrados devido à necessidade imperativa de um Responsável Técnico (RT) para toda empresa.