A Casa Ronald McDonald, na Tijuca, ficou em primeiro lugar na premiação IPMA Global Project Achievement Award 2018, na categoria Projetos de Serviço Comunitário, desenvolvido pela International Project Management Association (IPMA). O título do trabalho apresentado foi “Program of Excellence in Management Project Organizational Culture Transformation, Brasil”.
O Adm. Raphael Albergarias, presidente da IPMA – Brasil e coordenador da Comissão de Comissão Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios, foi o responsável por organizar o material apresentado para concorrer na premiação e as ações foram executadas pelas equipe de voluntários da IPMA – Brasil, em em parceria com a Comissão Especial de Finanças e a Comissão Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios, ambas do CRA-RJ.
As ações das duas instituições em prol da Casa Ronald são desenvolvidas em torno da aplicação de um choque de gestão em diversas áreas. A premiação é internacional e foi realizada na Finlândia.
O Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo, coordenador da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ, foi o primeiro voluntário a propor ações administrativas na Casa, sendo auxiliado posteriormente por membros de outras comissões especiais do Conselho.
Durante entrevista à Rádio ADM RJ, ele contou um pouco da trajetória dentro da Casa Ronald, da parceria com a IPMA e da satisfação em ter os trabalhos incentivados pela premiação.
“Esta é uma premiação que eu não esperava, mas acho que é uma homenagem a mim e a todos os colegas que estão trabalhando no projeto. Nós sabíamos que tínhamos sido finalistas, por causa da lista que foi divulgada, mas, honestamente, o primeiro lugar foi uma coisa inesperada”, disse.
Ainda durante a entrevista, Araujo destacou que este fato lança luz sobre o profissional da Administração, quanto a sua relevância no terceiro setor. Ele acredita que é possível a atuação na Casa Ronald se tornar um case de sucesso para inspirar outras organizações ao trabalho de gestão filantrópica.
“É fundamental que a gente entenda que temos uma tarefa grande a cumprir e ela envolve a gestão, que pode estar em qualquer ramo: Gestão hoteleira, hospitalar e terceiro setor, por exemplo. A gestão envolve todos os subsistemas integrados que são Finanças, recursos humanos, comunicação, enfim, todas as áreas que vão trabalhar de uma forma integrada. É isso que nós fizemos e ainda estamos fazendo, porque, em função do resultado desse trabalho nos vamos replanejar as nossas ações”, explicou.
O Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo expôs também que a equipe deseja elaborar um livro que retrate as ações desenvolvidas ao longo dos anos, para inspirar tecnicamente outros profissionais e instituições.