Por Josué Amador |

O Carnaval 2020 terminou, mas os preparativos para o evento em 2021 já estão em andamento. Profissionais da Administração, em todos os segmentos, devem estar atentos às demandas que virão daqui para frente em busca dos melhores resultados possíveis no ano que vem. Uma das áreas de grande importância, por envolver toda a cadeia de prestação de serviço nesses períodos, é a Logística que já deve ser planejada desde já, além do segmento de turismo, que tem movimentação durante todo o ano, mas nessa época cresce consideravelmente.

Conforme defende o Adm. Hélio Meirim, coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ, o planejamento logístico para o Carnaval 2021 já começa logo na semana seguinte ao resultado do desfile. A partir do momento que se define o enredo da escola de samba, por exemplo, já é necessário pensar na produção dos carros alegóricos, fantasias, pessoas envolvidas etc., e tudo isso gera a necessidade de ‘diversos insumos para produzir esse tipo de coisa’.

“Além das escolas de samba, também tem o planejamento de toda a infraestrutura da cidade com relação a hotéis, bares e restaurantes, que já têm que começar a pensar como será a demanda de clientes no município. Normalmente, essa base é feita a partir do histórico do evento anterior e há também um outro termômetro muito interessante, que é a circulação de turistas no ano novo, porque ajuda a calcular mais ou menos o fluxo de pessoas previstas para estar na cidade”, explica Meirim.

Para o Administrador é necessário também se fazer um tipo de check list sobre lições aprendidas. Ver o que funcionou bem nas operações logísticas do carnaval de 2020 e o que não foi tão bom assim. A partir de então, aprimorar o que foi ruim, para que não volte a acontecer, e reforçar o que foi bom, para obter melhores resultados.

“Um dos aspectos interessantes é que a gente está falando de um horizonte de longo prazo – são onze meses. Diante da velocidade com que as coisas acontecem hoje, esse cenário futuro acaba sendo impactado por coisas que vão ocorrer no meio do caminho. Então, a gente pode ter mudanças em questões econômicas, políticas, por exemplo, além de transformações internas. Portanto, é importante que mesmo já tendo um planejamento, haja o monitoramento das ações que estão em curso, para que sejam feitos os ajustes necessários”, alertou o coordenador da Comissão de Logística do CRA-RJ.

Diante de tanta necessidade de planejamentos para grandes eventos, em suas mais variadas vertentes, além da Logística, o Conselho Regional de Administração possui Comissões Especiais de Administração em Serviços de Saúde, Finanças, Mediação e Arbitragem, Mulher Administradora, Gestão em Turismo, Gestão Pública, Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Portfólios, Programas e Projetos, Governança Corporativa, Marketing, Recursos Humanos e Administração de Condomínios. Elas podem, em suas especialidades, orientar profissionais e empresas registradas no CRA-RJ para melhores tomadas de decisões estratégicas, por meio de produção de artigos, entrevistas, seminários, Encontros e Workshops, entre outras ações.