Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos |
No último dia 29, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro lançou, junto aos Correios, um selo personalizado e um carimbo comemorativo em homenagem ao centenário do Patrono dos Administradores Brasileiros, o Adm. Belmiro Siqueira. O evento foi realizado em cerimônia fechada, no Centro Cultural dos Correios, e contou com a participação de membros da família de Belmiro e dos presidentes do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, e do CFA, Adm. Mauro Kreuz (veja galeria de fotos no fim da matéria).
Em seu centenário, o CRA-RJ, com muita admiração e respeito ao seu trabalho, optou por homenageá-lo através do lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo. Pois, para os Correios, um selo marca momentos e fatos importantes para toda a sociedade. E, ao serem utilizados no Brasil e no mundo, divulgam a nossa cultura, nossas riquezas, patrimônios e personalidades nacionais, como o Administrador homenageado.
Durante a cerimônia de lançamento, o Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da UCAdm, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e filho de Belmiro, agradeceu a homenagem prestada em nome da família e, emocionado, relembrou as palavras de seu pai.
“Vejo aqui nesta casa uma expressão muito grande do trabalho do próprio Belmiro. Sei que esta homenagem certamente representa muitos gigantes como ele e aqueles que estiveram aqui ao longo da história dos Correios. Eu gostaria de agradecer muito essa homenagem e dizer que ele estaria hoje afirmando que ‘eu estou de pé mas a minha alma está de joelhos e olhando pro céu’”.
Em sua fala, o presidente do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, reiterou a importância do trabalho de Belmiro para a profissão e destacou a distribuição dos selos para que os outros Conselhos Regionais possam utilizá-lo como memória da profissão.
“Eu não tive a alegria e o prazer de ser aluno de Belmiro Siqueira, mas não posso deixar de reafirmar a grandiosidade desse personagem. A sua dedicação e doação pelo Sistema CFA/CRAs e a sua conduta ética e moral é um verdadeiro exemplo para todos nós. O CRA-RJ e a sua diretoria executiva foram assertivos ao escolher esse tipo de homenagem. Nós distribuiremos os selos, com o apoio do CFA, para todos os Conselhos Regionais para que todos possam divulgar a memória do nosso Patrono”, afirmou o presidente.
O presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Mauro Kreuz, também esteve presente na solenidade. Assim como Dal Pai, lamentou não ter tido a oportunidade de conviver com Belmiro e ressaltou que “ a história, o carinho, respeito e a admiração de Belmiro pela Administração, seja como acadêmico seja como profissional, merecem sempre a nossa homenagem”.
O ato de lançamento foi conduzido pelo Adm. Wellington Batista Nunes, coordenador regional de suporte dos Correios no Rio de Janeiro. Também esteve presente o Adm. Ednor Medeiros, gerente do Centro Cultural dos Correios.
A cerimônia de lançamento do selo e carimbo está disponível, na íntegra, no IGTV do Instagram do Conselho. Já neste link, você encontra a reportagem da CRA-RJ Play sobre o evento. Não deixe de conferir e conhecer um pouco mais sobre a história e a importância desse grande nome da Administração no Brasil.
Belmiro
Apaixonado pela Ciência da Administração e pelo prazer de lecionar, Belmiro Siqueira nasceu em Ubá, em 22 de outubro de 1921. Foi um dos principais representantes da luta por mais respeito pela carreira Administrativa, além de ser um dos grandes responsáveis pela regulamentação da profissão, através da promulgação da Lei nº 4.769, em 9 de setembro de 1965.
Além do trabalho como docente, onde ensinou em 25 instituições por todo o país, Belmiro atuou em diversos cargos do poder público, tanto na esfera estadual como federal. Foi colunista de jornais e ainda publicou trabalhos que ajudaram a moldar a Administração como a conhecemos hoje. Chegou à presidência do Conselho Federal de Administração (CFA) e permaneceu no cargo até seu falecimento em 1986, em Porto Velho/RO.
Por seu trabalho e importância no meio, em maio de 1990, o CFA lhe concedeu o título post-mortem de Patrono dos Administradores, assim imortalizando seu nome na história do setor no Brasil. Em 1986, ainda recebeu do Itamaraty o título de Comendador. Já em 2012, o CRA-RJ criou a Medalha Administrador Belmiro Siqueira, a fim de distinguir os profissionais que possuem 40 anos de registro ininterrupto na instituição.