Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Um novo atributo tecnológico vem sendo bastante comentado e utilizado ao longo das últimas semanas: o ChatGPT. Desenvolvido pela OpenAI, essa nova ferramenta consiste na utilização da inteligência artificial para desenvolver respostas coerentes sobre qualquer tema proposto, localizado em um interface simples e intuitiva. 

Um “bate papo” com o ChatGPT vai além de um simples diálogo com um chatbot normal. Conforme o usuário escreve suas mensagens na caixa de texto, a ferramenta utiliza a inteligência artificial para apresentar respostas que são aprimoradas através da tecnologia de aprendizagem da máquina. O nível de inovação é tão alto que surpreendeu Bill Gates, criador da Microsoft, empresa que pretende incluir o robô em seus serviços, como integrá-lo ao Bing para recomendar respostas de e-mails, ajudar na revisão de textos, entre outras tarefas. Deste modo, a qualidade entregue pelo ChatGPT resulta na sua entrada no mercado de trabalho, em que redes de ensino público de Nova York e Seattle estão revendo seus métodos de ensino devido à alta procura dos estudantes, que utilizaram da ferramenta para criação de redações e projetos. 

O avanço da inteligência artificial se transforma em argumentos de debates que falam sobre a revolução tecnológica e seus impactos no meio empresarial. Uma dúvida que pode ser levantada é como os profissionais podem aproveitar os benefícios do ChatGPT e implementá-los em trabalhos cotidianos. Segundo lista divulgada pelo Linkedin sobre os 25 cargos que mais cresceram nos últimos 5 anos, o desenvolvedor de Chatbot aparece como tendência. Utilizando a inteligência da máquina, ele implementa e monitora os aplicativos usados para automatizar os processos de comunicação, serviços que podem ser aproveitados em setores financeiros e de Administração. A qualidade da ferramenta da OpenAI também pode ser testada para criação de posts para redes sociais, além de serviços de suporte e bots de atendimento. 

A tecnologia do ChatGPT para a automação de diversas tarefas demanda uma larga escala de informações e dados, para melhorar cada vez mais o desempenho da máquina. Contudo, a inteligência artificial e sua interação com milhares de dados são vistas como revolucionárias em áreas de Gestão, Robótica, Marketing, Medicina e Engenharia. Atualmente, a ferramenta é gratuita e pode ser acessada aqui