Na última semana, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o novo texto para as Diretrizes Curriculares dos cursos de Administração. Participaram das discussões diversos heads da área, membros de conselhos consultivos, a Angrad e o Conselho Federal de Administração, que criou uma Comissão Especial para Análise deste tema a qual participou o presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira. Após a publicação das DCNs, as Instituições de Ensino Superior terão até três anos para se adaptarem.
Dentre as novas áreas publicadas no texto, estão os princípios de flexibilidade, contextualização dos cursos nos níveis local, regional e global, forte conexão com o mercado de trabalho, uso de ferramentas de gestão da aprendizagem, uso metodologias ativas diversas e foco no desenvolvimento de competências. Além disso, há a necessidade da prática profissional obrigatória e supervisionada, unindo teoria e prática.
O texto foi produzido pelo relator Antonio Carbonari Netto e aprovado por unanimidade. Os próximos passos são a divulgação pelo CNE e a homologação pelo gabinete do Ministério da Educação. Todas as novidades, você acompanhará nas mídias do CRA-RJ.
Livreto e Entrevista
Os Administradores Paulo Wilton Câmara e Carlos Alexandre Duarte Corrêa lançaram o livreto “Uma Análise das Estruturas Curriculares dos Cursos de Administração: Estamos Entregando o que Vendemos?”, disponível na Biblioteca Virtual do CRA-RJ (clique aqui para ler). Na obra, eles propõem uma adequação das estruturas curriculares às demandas contemporâneas do mercado de trabalho, justificada por uma nova visão de mercado. Culmina com a apresentação de 42 disciplinas, com as respectivas ementas elaboradas.
“A última normativa do MEC relativa às estruturas vinha de 2005 e nesses 15 anos muitas coisas mudaram, muitas competências não existiam ou tinham menor necessidade. Hoje, necessitam de maior aprofundamento. […] Estruturamos as disciplinas e assuntos, inclusive as adicionais que foram propostas, e chegamos a um grupo de 42 ementas e conteúdos estruturados de acordo com o link para cada competência”, analisou o Adm. Paulo Wilton durante uma entrevista dos autores ao programa da CRA-RJ, Contracapa. Assista-o aqui.
*Com informações da Comunicação do CFA e da Angrad