Por Thiago Peixoto
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
Começa hoje (7), o prazo para declaração do Imposto de Renda 2022. Precisa declarar o IRPF, entre outras situações, quem teve rendimentos iguais ou superiores a R$28.559,70 no ano de 2021. Para realizar o procedimento, é necessário acessar a página da Receita Federal e baixar o programa disponibilizado no site, que já teve grande procura mais cedo.
“Em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã, o download do programa está apresentando instabilidade. Essa situação já está sendo tratada e recomenda-se que aguardem e tentem novamente mais tarde”, disse a Receita Federal em nota.
Alternativamente, está disponível o app “Meu Imposto de Renda” para quem deseja fazer o processo pelo smartphone, basta acessar a loja equivalente ao seu sistema operacional. Existe também a possibilidade de fazer a declaração pré-preenchida, a partir de 15 de março. Esse tipo de declaração já traz diversas informações para agilizar o preenchimento do documento. Para isso, o contribuinte precisa ter senha de acesso aos sites do governo (gov.br) em nível “prata” ou “ouro”, ou possuir certificado digital.
Para mais informações, acesse a página da Receita Federal, e fique atento aos prazos, pois só será possível enviar até o dia 29 de abril, sendo sujeito a multa.
Imposto centenário
Em 31 de dezembro de 1922, o Imposto de Renda foi instituído pelo artigo 21 da Lei de Orçamento n° 4.625 e previa alíquotas de 0,5% a 8% sobre os ganhos auferidos, esta última para rendas acima de quinhentos contos de réis. Rendas inferiores a 20 contos de réis estavam isentas.
O dinheiro arrecadado é destinado aos estados e municípios, podendo ser aplicado em diversos setores, como saúde, educação ou políticas públicas.