Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos
Começa nesta sexta-feira (4), o plano de testagem da população carioca para Covid-19 nas cidades de São Gonçalo e Volta Redonda. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde do Estado, serão oferecidos até 1,5 mil exames RT-PCR por dia, capaz de identificar a presença do vírus no organismo em até 72 horas.
Os exames serão agendados através do aplicativo “Dados do Bem”, onde os pacientes deverão realizar um cadastro inicial e responder a um simples questionário de autoavaliação, que indicará a possibilidade da pessoa estar infectada, ou não, pelo vírus. Caso as respostas apontem para uma alta probabilidade de infecção, os usuários deverão comparecer à unidade de saúde mais próxima, indicada pelo aplicativo, no dia e horário informado, com o QR Code de confirmação de agendamento e a carteira de identidade.
Em São Gonçalo, os testes agendados serão realizados no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê. Em Volta Redonda, o procedimento será concentrado no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann.
O Estado pretende, em breve, ampliar o programa para outras três unidades em regiões onde houve aumento de casos de Covid-19. Segundo o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a ampliação da testagem é essencial para avaliação da real taxa de letalidade no Rio de Janeiro.
Os resultados dos exames serão disponibilizados pelo próprio aplicativo. Caso seja positivo, o paciente poderá indicar até cinco pessoas com quem teve contato para também serem submetidos ao teste.
O download do aplicativo é gratuito para usuários dos sistemas Android ou IOS. Para saber mais informações, como instruções de instalação, clique aqui e confira o site do aplicativo “Dados do Bem”.