Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos 

O Exército Brasileiro, através do Departamento de Educação e Cultura do Exército,  divulgou o edital do Concurso de Admissão 2021 para ingresso nos Cursos de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) em 2022. Ao todo estão sendo oferecidas 48 vagas, sendo 6 para Administradores, registrados no CRA-RJ e em dia com as suas obrigações.

As oportunidades são para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) de Salvador, na Bahia. Os cursos do Quadro Complementar de Oficiais serão compostos por duas etapas: a primeira, de formação comum, possui caráter eliminatório e será desenvolvida por intermédio do Curso Básico de Formação Militar; e a segunda, de formação específica, contará com atividades da área específica da formação do candidato e tem como objetivo adequar os conhecimentos acadêmicos às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro.

Para participar, os Administradores fluminenses deverão possuir registro, com situação regular, junto ao Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Além de apresentar diploma, reconhecido pelo Ministério da Educação; possuir idade de, no máximo, 32 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino; e estar em dia com a as obrigações eleitorais e militares, se for o caso. O candidato que não não cumprir esses e outros requisitos que constam no edital está sujeito a eliminação do concurso.  

O período de inscrições vai das 10h do dia 16 de junho até às 15h de 04 de agosto de 2021, no site da Escola de Formação Complementar do Exército de Salvador. A taxa de inscrição é de R$ 150 e o candidato poderá solicitar a isenção no período de 16 a 18 de junho.

Seleção 

Na primeira fase de avaliação, todos os candidatos serão submetidos a um exame intelectual de caráter eliminatório e classificatório, previsto para ser realizado no dia 12 de setembro de 2021. Já na segunda fase, haverá verificação documental, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula. 

Para mais informações, acesse o edital do concurso e esteja atento às datas e as possíveis novas publicações.