Por Érika dos Anjos – Jornalista
O ano de 2018 foi bastante profícuo para a parceria entre o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e o Conselho Federal de Administração, já que diversas ações realizadas entre as instituições se transformaram em vantagens e benefícios diretos para profissionais, estudantes e empresas registrados no Sistema CFA/CRAs.
A maior delas foi o sucesso do XXVI Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), que aconteceu entre os dias 6 e 8 de agosto, e reuniu mais de 1,2 mil pessoas, além de contabilizar uma audiência de mais de 50 mil pela CRA-RJ Play, CFA Play e pela Rádio ADM RJ. No evento, cujo tema principal era ‘Para onde vai a Administração’, aconteceram palestras de vulto como “Governança na organização digital: De conformidade para agilidade”, com Clemente Nóbrega; “Além do humano? Construindo o próprio caminho”, com Vicky Bloch; “Porque a inovação é o mantra: conflito é bom”, com Elaine Tavares; entre outros. Todas as palestras podem ser assistidas aqui ou ouvidas aqui. Antes do início do XXVI Enbra, também foi realizada a 2ª Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs.
Aconteceu também, no mês de junho, o 1º Fórum CFA de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Federal de Administração com o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de importantes personalidades, nacionais e internacionais, que trabalharam 16 temas em Brasília.
Outro ponto alto do ano foi a participação dos então presidentes do CFA, Adm. Wagner Siqueira, e do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, na audiência com o Governo do Estado, que divulgou a criação de 61 novas Escolas em Tempo Integral Profissionalizantes, que deverão oferecer o Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo. Para o Adm. Wagner Siqueira, este é mais um importante passo para a concretização da importância do trabalho do ‘Técnico de Administração’ para a sociedade brasileira.
“Neste momento, estamos dando através da educação a oportunidade da ascensão e da mobilidade social. E não só para os alunos, mas também para os professores que serão altamente capacitados”, ressaltou o Administrador, afirmando ainda que incluir o empreendedorismo no ensino profissionalizante é valorizar este processo de desenvolvimento e mentalidade organizacional.
Ainda no que tange aos programas desenvolvidos pelo CFA para a gestão pública, o Índice de Governança Municipal (IGM/CFA) foi apresentado no município de Nova Friburgo, no dia 29 de junho, pelo Adm. Rodrigo Moura, membro da comissão pública do CFA. O evento contou também com a participação do Adm. Wagner Siqueira e do Adm. Leocir Dal Pai. O IGM/CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Confira a palestra na CRA-RJ Play.
Já o Sistema de Governança e gestão estratégica de água e esgoto (Gesae/CFA) foi apresentado e teve um treinamento para gestores de todo o Estado no Auditório Adm. Gilda Nunes, na sede do CRA-RJ. O responsável pela apresentação foi o Adm. Douglas Evangelista Neto, superintendente do Conselho Federal de Administração. Todo o treinamento está disponível na CRA-RJ Play.
No quesito do estudo da Administração, a parceria entre CFA e CRA-RJ também se fez presente na apresentação dos resultados e próximos passos do Programa de Certificação Profissional (CFA/FGV) e do Observatório Nacional de Egressos dos Cursos de Administração (Onecad) aos conselheiros do plenário do regional fluminense.
Na área de atuação profissional, CRA-RJ e CFA estiveram presentes conjuntamente em importantes lutas para a categoria, como o apoio ao Sindipetro contra um Plano de Cargos e Remunerações (PCR) da Petrobras que pode anular benefícios conquistados pelos profissionais de Administração da empresa em acordos coletivos ao longo dos anos.
E, finalmente, a inauguração da sede física da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) – Centro de Educação Continuada Gilda Nunes, realizada com recursos oriundos do Proder. A UCAdm, de forma virtual, já está presente em todos os estados brasileiros desde 2014, oferecendo cursos como ‘Perícia Judicial no campo da Administração’, ‘Responsabilidade Técnica’, além de outras 16 áreas de conhecimento.
Ainda na questão de englobamento nacional, o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa), que começou no CRA-RJ em 2013, e concluiu 2018 presente em 16 estados do Sistema CFA/CRAs, levando rapidez e agilidade aos registrados nos Conselhos.
Para o desenvolvimento e instauração desses projetos, houve a participação e o envolvimento de diversos profissionais de todos os setores do CRA-RJ, a fim de levar a expertise conquistada pelo regional fluminense ao Sistema CFA/CRAs.