O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio pretendem firmar um convênio de cooperação técnica, sem ônus para ambas as partes. A proposta foi apresenta pelo Adm. Clésio Guimarães, secretário municipal de Fazenda de Cabo Frio e conselheiro do CRA-RJ, ao Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio, presidente do Conselho do Rio, durante sessão plenária na sede do CRA-RJ, na Tijuca.
Para o Adm. Jorge Humberto, a crise instalada no Estado e em alguns municípios é preocupante no aspecto socioeconômico e atinge também aos profissionais de Administração devidamente registrados. A partir do convênio, as empresas que prestarem serviços à prefeitura necessitarão de um responsável técnico devidamente registrado no CRA-RJ, o que gerará mais postos de trabalho.
“As medidas garantirão também à Prefeitura a qualidade na contratação de empresas que, possivelmente, vão prestar serviços, participar de licitações e, inclusive, na realização de concursos públicos. Mesmo porque, esta última categoria exerce uma atividade de gestão cujo registro no Conselho Regional de Administração é obrigatório”, disse.
De acordo com o Adm. Clésio Guimarães, os modelos de gestão e tecnologia utilizados no Conselho fluminense são de alta qualidade e eficiência. O interesse em firmar a parceria surgiu a partir dessa percepção, sendo que ela beneficia a gestão da Prefeitura e a reserva de mercado para o Administrador. Ele explica que a prefeitura pode ‘colaborar com o CRA-RJ no sentido de aprimorar a fiscalização de empresas, principalmente na concessão de alvarás’.
“O CRA-RJ, hoje, tem tecnologia de ponta. Por exemplo, o processo virtual, que gera otimização de tempo e segurança. Como conselheiro e Administrador, pretendo estender esse modelo de convênio a outros municípios como, por exemplo, Arraial do Cabo, São Pedro e Araruama”, explicou Guimarães.
O projeto de convênio passará por análise da Assessoria Jurídica do CRA-RJ, recebendo as devidas retificações. Depois passará por análise da Prefeitura e então o acordo será celebrado. Sobretudo, a cooperação visa a ampliação da Fiscalização do CRA-RJ, em benefício dos profissionais de Administração fluminenses que atuam de acordo com a lei, e o aprimoramento da gestão municipal em Cabo Frio.