O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro recebeu em seu auditório o candidato a governador do Estado Wilson Witzel (PSC) para uma entrevista exclusiva, acompanhado pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, e capitaneada pelo jornalista Josué Amador. O CRA-RJ Entrevista: Eleições 2018 está convidando todos os proponentes ao cargo para falar sobre seus projetos e intenções para os próximos 4 anos, principalmente no que fala de gestão. Já está agendado o candidato Pedro Fernandes (PDT) para o dia 25, às 17h. Todas as entrevistas são transmitas do vivo pela CRA-RJ Play, Rádio ADM RJ e pelo Facebook do Conselho.
Desde o início da sua entrevista, Witzel, que é ex-juiz federal, salientou a importância da gestão eficiente a fim de sanar as dívidas e evitar o desperdício de dinheiro público como uma das prioridades de seu governo. Para isso, prestigiar assessores e secretários que tenham conhecimento técnico e capacidade de gerir bem o aquilo que vai fazer.
“Primeiro, é preciso analisar o currículo do indivíduo, já que se você não fez engenharia, não pode trabalhar como engenheiro, se não fez Administração, não pode trabalhar como Administrador. Na nossa gestão pensamos em reduzir o número de secretarias para 11, 12 ou 13. Assim, o Conselho do governador será mais organizado, terá menos pessoas, será mais enxuto, mas com mais qualificação e capacidade de gestão. E os profissionais de Administração nos ajudarão muito dessa forma”, salientou o candidato, lembrando que hoje o Estado tem 9 mil cargos em comissão, mas que para sua gestão pretende reduzir de 30% a 50%.
Outro ponto discutido na entrevista foi a Educação, quando o candidato falou da dívida do Governo atual, que é ‘algo impagável para esta geração’. Mas, há vários planos de negócio para melhorar a saúde financeira do Rio de Janeiro e com isso conseguir investir nesta área, melhorando a qualidade das escolas existentes.
“Teremos condições de reabrir as escolas fechadas, melhorar principalmente a gestão eficiente e racionalização de custos, como vi em uma escola que conheci em Nilópolis. São essas questões de metas a atingir que precisamos criar uma cultura”, afirmou o candidato, lembrando que ainda investirá na qualificação dos professores do quadro.
O candidato Witzel garantiu ter pensado muito sobre o que fazer no primeiro ano de governo quanto às administrações.
“A ideia é fazermos uma grande análise de O&M (Organização e Métodos) para nossa Administração, pois tenho convicção de que vários processos de fluxo de informação podem ser aprimorados”, esclareceu o entrevistado, que ainda afirmou que investindo nessa área de TI, vamos crescer muito e fazer uma grande O&M da Administração nos primeiros seis meses de governo, a fim de deixar um legado de reorientação da atividade do Estado:
“Essas questões são muito importantes, já que não podemos ter uma decisão administrativa que demore 2 anos. O máximo devem ser 90 dias”, garantiu Wilson Witzel.
A entrevista completa do candidato já está disponível no Facebook do CRA-RJ ,na Rádio ADM RJ e na CRA-RJ Play.