Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro aprovou, em Sessão Plenária, a nova Comissão Especial de Recuperação Judicial, Falência e Perícia. O objetivo é valorizar a importância e atuação do setor judicial, que é um campo aberto para capacitação e empregabilidade de Profissionais de Administração. Para Compor a Comissão, foram convidados profissionais com muita expertise no tema: Adm. Rejane Magalhães (coordenadora), Adm. Anderson Freire (coordenador adjunto), Adm. José Carlos Freitas (secretário ), MSc. Gilberto Braga, Adm. Luiz Henrique Fernandez, Adm. Pedro Schubert e Dr. Bruno Rezende (convidado).
A nova comissão será coordenada pela Adm. Rejane Magalhães, Administradora Judicial habilitada pelo TJRJ com ampla experiência em recuperação judicial e falências. De acordo com a coordenadora, a nova comissão tem como principais objetivos assessorar o CRA-RJ em políticas de recuperação judicial, falência e perícia, promover boas práticas, analisar a legislação, desenvolver capacitação, pesquisa e conscientização, além de contribuir para o fortalecimento do sistema jurídico e acompanhar tendências internacionais.
“Os profissionais de Administração podem esperar da comissão as responsabilidades específicas em relação ao seu papel como profissionais e à atuação da categoria em processos de recuperação judicial”, disse Rejane, que destacou diversas atividades que poderão ser realizadas pela nova comissão, como fornecer orientações, capacitações e suporte para os profissionais de Administração envolvidos em processos de recuperação judicial, buscando promover a atuação ética, eficiente e qualificada desses profissionais, além de criar espaços de networking e parcerias para a troca de experiências e apoio técnico.
A Adm. Rejane Magalhães também ressaltou que a Comissão de Recuperação Judicial, Falência e Perícia do Conselho desempenhará um papel fundamental para os Administradores, oferecendo suporte, capacitação e representatividade nas mais variadas instituições públicas, privadas e de classe.
“A Comissão contribuirá para elevar o nível de expertise dos profissionais nesse campo, garantindo que a atuação dos administradores seja eficiente, ética e reconhecida em situações de crise financeira e mostrará a existência de um nicho de mercado extremamente importante que o profissional de Administração pode e deve atuar, oportunizando a difusão da relevância e contribuição da classe ao mundo empresarial”, explicou.
Para o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, este tema é muito caro à categoria pois é um nicho de empregabilidade que deve ser explorado.
“Precisamos que os Profissionais da Administração conheçam essa área, se aprimorem e qualifiquem para atuar e ocupar espaços o quanto antes. Por isso, a Comissão tem total apoio do Conselho para suas atividades. Sejam muito bem-vindos”, afirmou o presidente.
O CRA-RJ deseja sucesso aos profissionais durante as atividades da nova Comissão Especial de Recuperação Judicial, Falência e Perícia do CRA-RJ!
Confira a lista de membros da Comissão Especial de Recuperação Judicial, Falência e Perícia do CRA-RJ:
Adm. Rejane Magalhães (coordenadora) – Administradora Judicial formada pela Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ; graduada em Administração pela UFRJ; pós-graduada MBA em Contabilidade Financeira pela UFRJ; formação Executiva em Governança e Compliance pela FGV; formação Profissional em Relato Integrado (BSD Consulting); formação em Desenvolvimento e Liderança (INEXH). Com ampla experiência em recuperação judicial e falências, atua na gestão e supervisão de processos de recuperação judicial e falências de grandes empresas, na elaboração de relatórios e laudos técnicos, para auxiliar o juízo na tomada de decisões, no cumprimento dos prazos legais e na coordenação de equipes multidisciplinares, incluindo advogados, contadores e demais profissionais envolvidos nas ações de recuperações judiciais.
Adm. Anderson Freire (coordenador adjunto) – Administrador Judicial pela Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ; mediador judicial e extrajudicial pelo CNJ; especialista em Mediação Empresarial pela EMERJ; pós-graduado MBA em Gestão Executiva pela UFRJ/Coppead; Marketing pela FGV; formação em Gestão para Aprendizagem pela Elos Educacional /Fundação Lemann; graduado em Administração pela Candido Mendes; diretor-geral do campus da Universo Niterói desde 2013; professor de pós-graduação, mediador Judicial do TJ-RJ nos Cejuscs da Capital e Niterói; membro das Comissões de Mediação e Arbitragem do CRA -RJ e Sistemas de Gestão de Conflitos da Subseção da OAB-Niterói.
Adm. José Carlos Freitas (secretário) – Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial; pós-graduado em Engenharia Econômica e Propaganda e Marketing; graduado em Administração, Marketing, Recursos Humanos, Desenho Industrial, Gestão de Processos e Gestão Financeira; Administrador Judicial habilitado pelo TJRJ; executivo com mais de 35 anos de experiência em Gestão de Empresas como Mesbla, Lojas Americanas, Duty Free Shopping, Leader Magazine, Universidade Estácio de Sá, Sesc, Senac e CNEC, sempre em função de liderança. Hábil em tomar decisões, com capacidade analítica e diagnóstica que possibilita identificar o cerne do problema e alcançar resultados expressivos. Identifica oportunidades, avalia a viabilidade e faz recomendações acerca do desenvolvimento corporativo e de novos investimentos, com objetivo de estabelecer/incorporar o retorno adequado aos acionistas e proprietários, resguardando com segurança os ativos da empresa. Responsável pela condução de grandes equipes e processos críticos.
MsC. Gilberto Braga – Economista; Contador; pós-graduado em Finanças pela PUC-Rio; mestre em Administração, com concentração em finanças e mercado de capitais pelo IBMEC; CPA 20 da Ambima; professor de Pós-Graduação do IBMEC, da Fundação Dom Cabral, FGV e UFF; professor titular da Candido mendes; coordenador do curso de Finanças Corporativas para o LLM da FGV; professor convidado da PUC-Rio e UFRJ na área de Governança Corporativa; consultor empresarial, perito judicial e arbitral; membro permanente do IBGC; diretor da Associação dos Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro; membro da comissão de Governança Corporativa e de Mediação do CRC-RJ; comentarista de rádio e televisão, colunista da Rádio CBN.
Adm. Luiz Henrique Fernandes – Graduado em Administração; pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, ambos pela UFRJ; MBA Executivo em Finanças Corporativas pelo IBMEC; mentor de startups da Inovativa Brasil. Atua há mais de 25 anos liderando processos nas áreas de planejamento financeiro, finanças e controladoria em companhias de diferentes segmentos como jurídico, óleo e gás, mineração, químico, varejista e jornalístico.
Adm. Pedro Schubert – Administrador; autor; professor FGV-Rio; mestre; perito judicial – TJ/RJ; Varas Federais; contador; membro da Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial do Conselho Federal de Administração.
Dr. Bruno Rezende – Membro do Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falência do CNJ; consultor qualificado externo da Câmara dos Deputados para redação da Lei 14.112/20 e membro do GT para elaboração do texto substitutivo que alterou a lei de falências e recuperação empresarial; membro do Grupo de Trabalho do Senado Federal para consolidação da Proposta do novo Código Comercial – PLS nº487/2013; membro da Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial do Conselho Federal da OAB; membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB; membro da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/RJ; pós-graduado no Brasil (FGV), com especializações na França e NY; mestre em Ciências Político- Jurídicas pela UPT (Porto/Portugal); doutorando em Direito, Instituições e Negócios pela UFF; professor e autor de livros e artigos na área do direito empresarial e insolvência.