O CRA-RJ reafirma seu compromisso com a inclusão e o protagonismo social ao lançar um projeto pioneiro: o Banco de Profissionais de Administração PcD. Esta iniciativa estratégica visa conectar administradores e tecnólogos com deficiência ao mercado de trabalho, combatendo a lacuna entre a exigência legal e a contratação efetiva. O evento de lançamento do painel será no dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no auditório do Conselho.
Embora a Lei de Cotas obrigue empresas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% de suas vagas para PcD, muitas organizações alegam dificuldade em encontrar profissionais qualificados. O CRA-RJ entra em cena para mudar essa realidade, oferecendo uma base de dados especializada com profissionais registrados e capacitados na área da Administração. Por isso, o projeto será estruturado em ações práticas para gerar resultados reais com cadastro voluntário, currículos estruturados, conexão direta entre empresas e profissionais, além de parcerias e eventos.
“Nossa missão com este projeto é transformar o cumprimento da Lei de Cotas em uma oportunidade real de excelência para as organizações. Não queremos apenas preencher vagas, mas sim conectar as empresas a profissionais de Administração altamente qualificados e registrados, que muitas vezes encontram barreiras invisíveis no mercado. O CRA-RJ assume o protagonismo ao oferecer uma base de dados especializada e ações práticas — como o cadastro estruturado e a conexão direta — para garantir que a inclusão caminhe lado a lado com a competência técnica“, descreve o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira.
Compromisso global
O desenvolvimento desse projeto reflete o compromisso histórico do CRA-RJ com a responsabilidade corporativa e social. Desde 2011, a instituição é signatária do Pacto Global da ONU, o que exige a implementação de ações contínuas para a sustentabilidade e o cumprimento da Agenda 2030. Ao
criar o Banco de Profissionais de Administração PcD, o Conselho não apenas atende a uma demanda legal, mas fortalece seu papel institucional na promoção da inclusão social e profissional no estado. Esta iniciativa representa um passo concreto para o cumprimento da Agenda 2030, promovendo o trabalho decente e a redução das desigualdades por meio de ações anuais de sustentabilidade; fortalecimento da sustentabilidade social, ao gerar dados reais sobre a inclusão na área da Administração e facilitando a conexão entre profissionais qualificados e o mercado fluminense; e confirmando seu apoio às Empresas, por auxiliá-las a superarem as barreiras na contratação de profissionais qualificados, transformando as cotas da Lei n. 8.213/1991 em oportunidades de diversidade real.
O projeto, idealizado pela conselheira Adm. Fernanda Tauil e pela Comissão Especial do Trabalho e Empregabilidade, segue agora para fase de estruturação com uma equipe multidisciplinar para transformar o mercado de trabalho fluminense e já ser lançado, em setembro, robusto e em pleno funcionamento.
Acompanhe nossas redes para saber como realizar o seu cadastro em breve! 🎓💼








