As inscrições para a 2ª Mostra Científica de Administração (MCA), promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, já estão abertas e vão até 11 de julho. Este ano os assuntos trabalhados serão: “As cadeias de suprimentos sustentáveis e a mobilidade urbana”, “A gestão de pessoas diante das emergências da sociedade”, e “A influência das mídias sociais no marketing empresarial”. Os inscritos irão concorrer a R$ 12 mil em prêmios.
No primeiro tema, os estudantes e profissionais terão de discutir como se dará o processo do papel crítico da inovação na busca do desenvolvimento sustentável das organizações, e como a sociedade busca formas alternativas para tornar as cidades mais habitáveis e acessíveis.
Já no segundo, o artigo deverá abordar como esse tipo de gestão se depara com problemas, como a falta de mão de obra qualificada no mercado, e como equacionar esse conflito recente na história da Administração, além de apontar quais outras necessidades devem ser encaradas como prioridade pela área de RH.
Por fim, o terceiro requer a apresentação de uma proposta sobre como as empresas podem interagir com as clientelas e tribos que estão nas redes sociais, de forma a usar esses novos fatos como benefícios para todas as partes interessadas.
Os interessados devem acessar o site do MCA e se cadastrar gratuitamente.
Como surgiu a MCA
A ideia para a Mostra Científica de Administração surgiu após o sucesso da submissão dos artigos e painéis enviados para o XXII Enbra e VIII CMA, quando o CRA-RJ recebeu quase 150 trabalhos e houve a aprovação de 93 deles pelo Comitê Científico.
Em 2013, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu sua 1ª Mostra Científica de Administração, de tema central “A inovação como chave para o desenvolvimento sustentável das organizações”. A premiação aconteceu durante o VII Encontro de Administradores, transmitido ao vivo pela Rádio e TV CRA-RJ, que comemorou os 48 anos da profissão e recebeu mais de 1.300 pessoas nos auditórios do Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio.
Quem pode participar
Alunos e profissionais registrados no Conselho podem se inscrever com artigos relacionados ao assunto ou aos temas propostos de cada MCA. Para os graduandos, o projeto só é aceito se contar com a orientação de um professor. Os trabalhos são submetidos a um Comitê Avaliador, formado por três pessoas, utilizando o sistema “blind review”, a fim de assegurar o anonimato do artigo e preservar o resultado do processo.
As avaliações seguem os seguintes critérios: aderência a um dos temas, abordagem contemporânea, clareza na formulação de objetivos, adequação entre dados e metodologia aplicada, comprovação da conclusão e contribuição do artigo para pesquisas futuras.
Clique aqui e leia o regulamento.