O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoverá a palestra “Propriedade intelectual – A importância do uso estratégico do sistema de proteção” dia 9 de julho,   no auditório Adm. Gilda Nunes – sede do CRA-RJ. A responsável por trabalhar o tema é Rita Pinheiro Machado, coordenadora da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI.

Palestra 09-07-2015 Propriedade intelectual  a importância do uso estratégico do sistema de proteção - LocalDe acordo com a palestrante, é preciso difundir mais os conceitos da propriedade intelectual no país, já que os conhecimentos sobre o assunto e a sua gestão são ‘pouco conhecidos no Brasil, apesar de nosso primeiro marco legal no tema datar de 1809’.

“Nossos cursos de graduação e pós-graduação não tratam do tema. Portanto, estamos formando novos profissionais sem o entendimento sobre a importância do uso estratégico da propriedade intelectual e das informações contidas em bancos de patentes. Precisamos avançar muito para de fato alavancarmos o desenvolvimento tecnológico no país”, argumenta Rita Pinheiro.

A Administradora Wanilda Netto, coordenadora-adjunta da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ, explica que não basta ter o direito de uso de um produto/serviço protegido, é preciso também saber gerir aquilo que se possui em prol do desenvolvimento da organização, de seus colaboradores e da sociedade.

“Deve-se fazer a gestão da própria inovação, ou seja, se existe um mercado consumidor, se o retorno econômico será maior que os custos, se o preço está compatível com o praticado no mercado etc. E, na medida em que a inovação avança, a sociedade é beneficiada” destaca a administradora.