O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro reuniu representantes de suas 11 Comissões Especiais para entrevistas no programa “Caminhos da Administração”, em comemoração aos 53 anos da regulamentação da Administração Profissional no Brasil, realizada em 09 de setembro de 1965.
Os participantes expuseram as ações de cada Comissão, os principais objetivos da existência delas, as perspectivas sobre suas especificidades no mercado, entre outras questões. As entrevistas foram transmitidas ao vivo pela CRA-RJ Play, Rádio ADM RJ, Facebook e Youtube do CRA-RJ.
As Comissões Especiais do CRA-RJ são nas áreas de Administração em Serviços de Saúde; Estudos sobre Empresa Júnior; Finanças; Gestão de Portfólios, Gestão de Programas e Projetos; Gestão Pública; Governança Corporativa; Logística; Marketing; Mediação e Arbitragem; Mulher Administradora e Recursos Humanos.
O presidente do CRA-RJ Adm. Leocir Dal Pai destacou a objetividade das perguntas e as brilhantes explanações das respostas de cada um dos participantes. Ele acredita que realizações como esta promovem a Administração como um todo, além de deixar os estudantes, empresas e profissionais da Administração cientes do que vem sendo realizado dentro e fora do Conselho, em prol da Categoria e da profissão.
Em breve, o programa completo estará disponível em todas as mídias do Conselho.
“Ser financista não é meramente trabalhar com finanças, mas entender todo o efeito delas numa cadeia […]. Então, eu te digo, formando em Administração, capacite-se, saia melhor do que você entrou na Faculdade, saia efetivamente focado no que te interessa e, aí sim, eu te garanto que o Brasil será melhor, graças à sua atuação profissional”, Adm. Samuel de Barros, coordenador adjunto da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ.
“O professor, o membro da empresa júnior, a empresa júnior e a Instituição de Ensino têm muito a ganhar. Essas partes interessadas, envolvidas e atuando de maneira proativa para as instâncias dentro desse contexto, que envolve o entorno da Universidade, têm muito a ganhar. […] Em suma, eu acho que é muito proveitoso para todos”, Adm. Antonio Andrade, coordenador da Comissão Especial sobre Empresa Júnior do CRA-RJ.
“Quando você entende bem o contexto e quais são os direcionamentos do projeto, a escolha da tecnologia fica naturalmente ajustada. Muitas vezes, são técnicas ágeis ou projetos gerenciados de maneira mais tradicional. Mas, de qualquer forma, a escolha [feita pelo Administrador] é que faz a diferença”, Adm. Ricardo Soares, coordenador adjunto da Comissão Especial de Gestão de Portfólios, Programas e Projetos do CRA-RJ.
“O profissional da Administração tem que ver o hospital, a unidade, como um sistema aberto, onde tem a entrada do paciente com problema, o processo de transformação, que é a assistência, e a saída desse paciente atendido. Infelizmente a saída pode não ser só alta. Pode ser o óbito. E a gente tem que trabalhar isso com os próprios profissionais da saúde”, Adm. Maria de Fátima Ribeiro, coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ.
“Muita gente atrela o Marketing só à parte de mostrar, divulgar, fazer o comercial engraçado. Mas ele não é só isso, existe todo um planejamento. A Comissão de Marketing vem, dentro da Casa do Administrador, fomentar e mostrar o quanto é importante, antes de agente promover alguma coisa, fazer todo um estudo”, Adm. Luiz Henrique Santos, coordenador da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ.
“Mais importante do que a gente só olhar a tecnologia pela tecnologia é ver o que isso possibilita. Por isso, então, vamos imaginar que estejamos em um local remoto, que não tem estrada nem ferrovia, e tem uma pessoa precisando de um medicamento, o drone chega nesse local”, Adm. Hélio Meirim, coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ.
“A nossa comissão tem o objetivo de dar visibilidade à mulher como Administradora. Temos sempre preparado palestras e entrevistas com profissionais da área, principalmente com mulheres que possam dar a sua contribuição sobre a nossa Ciência”, Adm. Yara Rezina, coordenadora da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ.
“Não existe um conteúdo consolidado da Governança como ciência. É óbvio que todos sabem o que são ética, transparência, equidade e responsabilidade corporativa. Mas nem todos têm a consciência de que essas informações se juntam para dar o contexto da Governança Corporativa”, Adm. Luiz Félix coordenador da Comissão Especial de Governança Corporativa do CRA-RJ.
“É um nicho importantíssimo que ainda está nos primeiros passos. Nós temos muito a lutar por ele, porque não é um espaço restrito, e há uma atuação muito forte dos profissionais do Direito. […]. O campo da Administração só tem a crescer, ainda mais que estamos tratando de mediação empresarial”, Adm. Rogério Gonçalves, membro da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem do CRA-RJ.
“Será que nós estamos nos preparando decentemente para assumirmos os cargos [públicos]? Será estamos estudando e procurando ver a mais, lá na época de faculdade? Ou será que estamos ficando só com aquele pouquinho que o professor nos passou?”, Adm. Francisco de Jesus, coordenador adjunto da Comissão Especial de Gestão Pública do CRA-RJ.
“Nós falamos que trabalhamos com pessoas, mas cada pessoa é um indivíduo e como indivíduo não somos iguais. Por mais regras, padrões de comportamento, rótulos, etc., que se queiram dar, nós sempre vamos ter, em cada grupo, um conjunto de indivíduos que vai agir por conta própria”, Adm. Reinaldo Faissal, membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ.