Por Josué Amador – Jornalista

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou visitas técnicas a três unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Rio de Janeiro, representado pelos conselheiros Adm. Francisco de Jesus, Adm. Reinaldo Faissal e Adm. Fernanda Tauil, além da Adm. Ana Carvalho, membro da Comissão Especial de Recursos Humanos.

Os Institutos Senai de Inovação que foram visitados são: Sistemas Virtuais de Produção; Inspeção e Integridade; e Química Verde. Em cada um deles, uma profissional especialista foi designada para apresentar os processos aplicados em cada demanda interna ou externa, para a prestação de serviços de qualidade ao mercado.

Na primeira unidade, ligada a Sistemas Virtuais de Produção, Livia Savignon, analista de desenvolvimento de negócios, acompanhou a equipe e mostrou, entre outras coisas, a tecnologia aplicada no desenvolvimento de softwares para impressoras 3D, tanto as mais conhecidas de resina, quanto outros modelos que utilizam papel, por exemplo.

Na segunda, foram apresentados equipamentos de última geração, de diversos portes, para testes de resistência de materiais, além dos cursos que são oferecidos para capacitação de pessoal interno e externo. A responsável por apresentar o Instituto Senai de Inovação em Inspeção e Integridade foi a analista técnica de desenvolvimento de negócios Gabriela de Castro Rolim, que também apresentou uma máquina que consegue fazer impressões de metal, mas ainda está em estágio de aperfeiçoamentos.

Já na terceira visita, a especialista técnica de negócios Daniela Hartmann apresentou as instalações do Instituto Senai de Inovação em Química Verde. A unidade aplica pesquisas e tecnologias avançadas no desenvolvimento de produtos e materiais sustentáveis e que não agridem o meio ambiente, além de fornecer serviços de testes de equipamentos a grandes empresas como a Petrobras.

Entre os destaques que os membros do CRA-RJ deram à visita, estão o valor agregado ao conhecer cada serviço que as unidades têm a oferecer, a identificação do papel do profissional de Administração nesse contexto e a percepção do quanto a tecnologia está avançada em sustentabilidade e impressões 3D. Principalmente, por esta realidade apontar para um afunilamento profissional por competências, exigindo cada vez mais qualificação profissional multidisciplinar.

 

 

 

“A presença do profissional da Administração nesse tipo de estrutura [Senai] é extremamente importante, porque ele precisa estar alinhado com as demandas industriais. O seu papel junto às empresas é o de ter uma interface fácil desses ambientes, para que atenda de forma eficiente às necessidades que surgem no dia a dia, interpretando tudo que é produzido aqui”, Adm. Francisco de Jesus – Vice-presidente de Fiscalização do CRA-RJ.

 

 

“O ponto alto [da visita], para mim, é o conhecimento desse novo sistema Senai. Porque ele era muito voltado para a base das operações de uma indústria, no sentido de operações quase que manuais e agora ele está oferecendo, como a gente viu, simuladores, diversos equipamento de ponta mesmo, para níveis bem mais elevados de complexidade”, Adm. Reinaldo Faissal – Conselheiro do CRA-RJ.

 

“Eu acredito que a gente deve levar os jovens estudantes de Administração para conhecer essas unidades e que eles possam conhecer exatamente isso ‘olha como uma gestão bem feita pode levantar o país, desenvolver as pessoas e traçar novos rumos’. Até porque a gente viu ali equipamento de ponta, de última geração, profissionais desenvolvendo pesquisas para mestrados e doutorados”, Ana Carvalho – membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ.

“Entendo que conhecer a qualidade e extensão desses serviços é de fundamental importância para todos os Administradores, em especial aqueles que atuam em consultorias empresárias, pelo que e possível agregar de sugestões e indicativos para seus clientes. Isto ganha relevo especial justo nesse momento de inflexão do cenário macroeconômico, quando começa a se redesenhar retorno de investimento de grande porte em nosso Estado”, Adm. Fernanda Tauil – Conselheira do CRA-RJ.