Foto: Felipe Werneck/Ibama

Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, no exercício de suas atribuições como órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão, solicitou formalmente a impugnação do concurso público promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis por descumprir a Lei nº 4.769/65, da Constituição Federal e das Resoluções Normativas do Conselho Federal de Administração.

O questionamento é sobre o cargo de Analista de Administrativo, que permite, equivocadamente, profissionais com ensino superior completo em qualquer área, visto que as atribuições da função, de acordo com o edital,  são administrativas e devem ser destinadas exclusivamente a pessoas com esta formação.

Assim, evidencia-se a necessidade de retificação alterando a abrangência da vaga de Analista Administrativo a fim de se adequar a legislação vigente.

“Ao verificar se os editais dos concursos exigem o registro profissional e a formação adequada para o exercício da função, o CRA-RJ contribui para que a administração pública conte com profissionais capacitados e atualizados com as melhores práticas do mercado. Além, é claro, de atuar no combate ao exercício ilegal da profissão de Administrador”, destacou o presidente do órgão, Adm. Wagner Siqueira.

O Conselho disponibiliza um canal anônimo para que profissionais e a sociedade em geral possam realizar denúncias sobre o exercício irregular da profissão. Clique aqui e contribua para a fiscalização da profissão.