O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro solicitou a impugnação do concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática. O edital nº 03/2013 organizado pela Fundação Cesgranrio oferecia vagas para os cargos de Analista nas seguintes áreas: orçamento e finanças; planejamento e gestão; recursos humanos e administração de pessoal; recursos humanos e desenvolvimento de pessoas; e de recursos materiais e logística.
As funções pertinentes aos cargos e o conteúdo programático disponibilizados no edital foram analisados pelo CRA-RJ. O órgão verificou que um profissional qualificado e registrado poderá exercer de forma mais eficiente as atividades propostas.
O CRA-RJ solicitou ao IBGE e à empresa organizadora que alterasse o edital e exigisse dos candidatos a graduação completa em Administração e o registro junto ao CRA competente. A ação tem como objetivo valorizar a profissão de Administrador e unificar ainda mais a carreira.
O setor de fiscalização do CRA-RJ analisa diversos processos seletivos com a finalidade de buscar irregularidades como as citadas acima. Denúncias e reclamações de estudantes e profissionais podem ser encaminhadas a partir do Clique-denúncia ou da Ouvidoria.