Estudar e se capacitar nunca é demais para quem deseja a excelência. No caso da Administração pública ou privada não é diferente. A coordenadora de ensino da Escola Nacional de Serviços Urbanos (Ensur), Márcia Costa, falou com a TV CRA-RJ sobre a atuação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) no aperfeiçoamento profissional dos Administradores.
A coordenadora explicou que o Instituto atua com programas de capacitação presenciais ou à distância, oferecendo apoio de gestão aos governos.
“O Ibam atua há 60 anos no setor de educação em todo país, com ações de desenvolvimento e capacitação para servidores públicos”, explicou ela.
No caso de municípios menores, a atuação é diretamente na formação do servidor, na elaboração de estrutura pedagógica, eixo temático dos cursos, levantamento de competências e análise de outras necessidades locais.
As ações do Ibam vão além de seu programa pré-estabelecido, podendo ser desenvolvidos projetos para atender demandas específicas, inclusive de caráter privado. O Instituto também trabalha na medição entre município e estado, ou mesmo entre a União. Márcia ainda destacou a importância do Ibam no desenvolvimento de gestão por competência.
“Temos uma metodologia, um trabalho de assessoramento técnico de municípios que desejem implementar suas escolas de governo. Não dá mais para termos ações educacionais que estão desconectadas da prática. A gestão por competência vem e dá uma liga, essa uniformidade neste assunto”, disse Márcia.
Clique aqui para assistir à entrevista na íntegra.