Por Érika dos Anjos|
Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Mesmo nesse período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, é importante ter em mente a necessidade da cultura geral como uma das bases para o bom trabalho do profissional da Administração, afinal, o bom conhecimento da sociedade antes e durante o período atual é imprescindível para a tomada de decisões e para o pleno entendimento do cenário como um todo.
Assim, o CRA-RJ fez um apanhado dos Museus brasileiros e internacionais que estão realizando visitas virtuais gratuitas nesta quarentena. Você poderá ver obras consagradas, como a Monalisa, até projetos de arte abstrata, passando por esculturas milenares e materiais de novos e promissores autores. Confira!
- Pinacoteca de São Paulo – Um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Você pode fazer um tour virtual entre salas, corredores, varandas, além de ver as obras virtualmente! Clique aqui!
- Museu do Louvre, França – Talvez o Museu mais conhecido do mundo, o Louvre também abriu suas portas para visitas virtuais. Inclusive, com direito a uma visualização privilegiada da famosa Monalisa, algo quase impossível durante as visitações presenciais, devido ao grande número de pessoas de todo o mundo. Veja aqui!
- Museu do Vaticano, Itália – Independente da religião, o Museu do Vaticano é um prato cheio para os amantes da arte, com direito a detalhes da famosa Capela Sistina. Lá, você também encontra obras de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros, seja em vídeos e em fotos 360º. Confira aqui!
- Museu da República, Rio de Janeiro – O Museu da República ou Palácio do Catete foi a residência oficial de diversos presidentes brasileiros, tendo sido fortemente marcado por ser o local do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Além disso, possui um acervo com excelentes obras de diversos autores brasileiros. Conheça-o aqui!
- Casa de Anne Frank, Holanda – O Museu Casa de Anne Frank conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Além dos tours virtuais comuns, há uma sessão de realidade virtual disponível em português para quem possuir óculos de realidade virtual. Experimente aqui!
- MASP, São Paulo – Um dos maiores cartões postais da metrópole brasileira, o Masp e seus arredores já estão no inconsciente coletivo da população paulistana e de todos que visitam a famosa Avenida Paulista. No entanto, durante a visita virtual, você também pode conhecer obras de nomes nacionais como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. E internacionais como Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros. Veja aqui!
- National Museum of Natural History, Estados Unidos – Se você já assistiu a algum dos filmes da franquia hollywoodiana Uma Noite no Museu, com certeza teve interesse em conhecer onde toda história começou: o National Museum of Natural History. Com mais de mais de 126 milhões de espécimes e artefatos, o museu do grupo Smithsonian possibilita que o visitante online percorra os corredores, veja de perto algumas das atrações e os materiais em exposição em 360º ou em realidade virtual. Acesse aqui!
- Art Institute of Chicago, Estados Unidos – Ainda na linha dos filmes norte-americanos, a cena de ‘Curtindo a vida adoidado’ no museu é um clássico. E foi justamente no Art Institute od Chicago que Ferris Buller e seus amigos criaram uns dos mais icônicos momentos das sessões da tarde dos anos 80/90. Um dos grandes destaques do acervo deste museu é a coleção de obras do Impressionismo. Confira aqui!
- Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – Projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, o MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção de Niemeyer. Um dos diferenciais desta visita é que além das exposições permanentes, o visitante virtual pode relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo local. Acesse aqui!