Por Érika dos Anjos|

Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Mesmo nesse período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, é importante ter em mente a necessidade da cultura geral como uma das bases para o bom trabalho do profissional da Administração, afinal, o bom conhecimento da sociedade antes e durante o período atual é imprescindível para a tomada de decisões e para o pleno entendimento do cenário como um todo.

Assim, o CRA-RJ fez um apanhado dos Museus brasileiros e internacionais que estão realizando visitas virtuais gratuitas nesta quarentena. Você poderá ver obras consagradas, como a Monalisa, até projetos de arte abstrata, passando por esculturas milenares e materiais de novos e promissores autores. Confira!

  • Pinacoteca de São Paulo – Um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Você pode fazer um tour virtual entre salas, corredores, varandas, além de ver as obras virtualmente! Clique aqui!

    Louvre

  • Museu do Louvre, França – Talvez o Museu mais conhecido do mundo, o Louvre também abriu suas portas para visitas virtuais. Inclusive, com direito a uma visualização privilegiada da famosa Monalisa, algo quase impossível durante as visitações presenciais, devido ao grande número de pessoas de todo o mundo. Veja aqui!
  • Museu do Vaticano, Itália – Independente da religião, o Museu do Vaticano é um prato cheio para os amantes da arte, com direito a detalhes da famosa Capela Sistina. Lá, você também encontra obras de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros, seja em vídeos e em fotos 360º. Confira aqui!

    Capela Sistina

  • Museu da República, Rio de Janeiro – O Museu da República ou Palácio do Catete foi a residência oficial de diversos presidentes brasileiros, tendo sido fortemente marcado por ser o local do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Além disso, possui um acervo com excelentes obras de diversos autores brasileiros. Conheça-o aqui!
  • Casa de Anne Frank, Holanda – O Museu Casa de Anne Frank conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Além dos tours virtuais comuns, há uma sessão de realidade virtual disponível em português para quem possuir óculos de realidade virtual. Experimente aqui!

    Museu da República

  • MASP, São Paulo – Um dos maiores cartões postais da metrópole brasileira, o Masp e seus arredores já estão no inconsciente coletivo da população paulistana e de todos que visitam a famosa Avenida Paulista. No entanto, durante a visita virtual, você também pode conhecer obras de nomes nacionais como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. E internacionais como Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros. Veja aqui!
  • National Museum of Natural History, Estados Unidos – Se você já assistiu a algum dos filmes da franquia hollywoodiana Uma Noite no Museu, com certeza teve interesse em conhecer onde toda história começou: o National Museum of Natural History. Com mais de mais de 126 milhões de espécimes e artefatos, o museu do  grupo Smithsonian possibilita que o visitante online percorra os corredores, veja de perto algumas das atrações e os materiais em exposição em 360º ou em realidade virtual. Acesse aqui!
  • Art Institute of Chicago, Estados Unidos – Ainda na linha dos filmes norte-americanos, a cena de ‘Curtindo a vida adoidado’ no museu é um clássico. E foi justamente no Art Institute od Chicago que Ferris Buller e seus amigos criaram uns dos mais icônicos momentos das sessões da tarde dos anos 80/90. Um dos grandes destaques do acervo deste museu é a coleção de obras do Impressionismo. Confira aqui!
  • Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – Projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, o MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção de Niemeyer. Um dos diferenciais desta visita é que além das exposições permanentes, o visitante virtual pode relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo local. Acesse aqui!