Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Na semana em que comemoramos o Dia do Tecnólogo no Brasil (6 de outubro), o CRA-RJ traz o perfil de um ícone da área: o Tecnol. Luiz Carlos de Oliveira Dias, o primeiro tecnólogo a receber a Medalha Adm. Belmiro Siqueira pelos 40 anos de registro e contribuição ininterrupta à profissão.

Formado em Tecnólogo Executivo pela Universidade Estácio de Sá em janeiro de 1984, Luiz Carlos se registrou em fevereiro do mesmo ano e falou da felicidade em receber a honraria, contando um pouco sobre sua trajetória profissional.

“Recebi com muita honra o convite e posteriormente a medalha. Na vida profissional, trabalhei desde novo no escritório de Contabilidade e Advocacia de meu pai. Saí do escritório e ingressei no BCN antigo Banco de Crédito Nacional S/A, onde trabalhei na Tesouraria Geral e depois em Agência na Seção de Cobrança. Em 1975 após Concurso Público, ingressei no Antigo BEG- Banco do Estado da Guanabara S/A. Lá exerci várias funções, primeiro fui alocado no Departamento de Controle de Processamento, de lá, fui emprestado para a Secretaria de Estado de Fazenda, RJ para atuar em um projeto em parceria SEF/BEG, na área administrativa. Na volta ao BEG, fui alocado em Agência, onde atuei na Seção de Contabilidade e depois Cobrança onde exerci cargo de chefia.
Saindo da Agência, volto a Direção Geral, para a área de Sistemas, onde fui chefe da Área Administrativa de uma das Gerências. Por fim, fui para a Área de Tesouraria onde encerrei minha Carreira”, explica Dias, que fala o motivo de ter optado pelo curso de tecnólogo, mesmo quando ainda não era tão divulgado: 

“Já trabalhava na área e busquei uma forma rápida de aprimorar os conhecimentos e aplicá-los na carreira, no dia a dia”, concluiu.

O Tecnol. Luiz Carlos ainda revela que foi aluno de Belmiro Siqueira, patrono da Administração, e relembrou com carinho as aulas do professor.

“Belmiro era uma pessoa bem-humorada, de bem com a vida, e transmitia isso aos alunos em sala de aula. Era compreensivo com as nossas dificuldades e estava sempre disposto a ensinar”, relembra o profissional que hoje curte sua merecida aposentadoria depois de contribuir tanto para Administração do Rio de Janeiro. Parabéns, Luiz! Parabéns, a todos os tecnólogos!

Um pouco de história

O dia 6 de outubro foi estabelecido como Dia do Tecnólogo no Brasil através da Lei 2245/07, que regulamenta a profissão no país e visa enaltecer estes profissionais que estão sendo cada vez mais buscados no mercado de trabalho.

Muito antes, em junho de 1980, o CRA-RJ se tornou o primeiro Conselho a registrar Tecnólogos. Quarenta e quatro anos depois, a instituição já conta com mais de 11 mil profissionais registrados. Desse total, o curso que possui o maior número é o de Recursos Humanos com 2.701, seguido de Logística com 1.120 e Processamento de Dados com 1.616. 

Registro

O Sistema CFA/CRAs possui o ‘Guia de Orientação Profissional do Tecnólogo em determinada área da Administração’, que contém informações e orientações sobre a profissão e o registro profissional. Além de atuarem de acordo com a Lei, os registrados recebem a Carteira de Identidade Profissional (CIP), na cor verde, e possuem diversos benefícios exclusivos, como acesso gratuito aos cursos da UCAdm, Orientação Sociojurídica, Clube de Serviços e muito mais.

Consulte os cursos habilitados e registre-se! Basta acessar o Autoatendimento e fazer seu pré-cadastro.

 

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro deseja parabéns a todos os tecnólogos pela data!