A Administração está presente em todos as etapas de qualquer processo organizacional. Olhando de forma sistêmica, é possível perceber que suas atribuições fazem parte de questões que vão desde a concepção de um produto/serviço, por meio do Marketing, ao recolhimento de produtos com defeitos ou de suas partes não utilizáveis, na Logística reversa.
Os negócios vivem uma economia circular e o profissional de Administração é peça chave para que tudo funcione bem. O Adm. Reinaldo Faissal, membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ, defende que a Gestão eficiente precisa ser desenvolvida para promover a sustentabilidade, dentro e fora das organizações, garantindo o bem-estar das pessoas e a produtividade das empresas.
“Hoje, tem gente que não compra produtos que não sejam de origem ecológica e ONGs que atuam contra qualquer coisa que agrida a natureza, por exemplo. De forma geral, precisamos trabalhar a qualidade de vida no trabalho com a sustentabilidade empresarial. Quando reunimos tudo isso, entramos na questão do Administrador na economia circular”, destaca Faissal.
Faissal lamenta que muitas Instituições de Ensino Superior e empresas não compreendam o papel do Administrador na cadeia produtiva sustentável. Para ele, observar as contribuições de Frederick Taylor, Henri Fayol, Max Weber e Elton Mayo, em especial, ajuda a todos nessa tarefa de saber como o gestor deve atuar dentro desse contexto e qual sua importância.
Ele menciona que um dos grandes problemas da atualidade é a extração predatória dos recursos naturais e a má gestão nos processos de produção e reaproveitamento de materiais.
“Resíduo, segundo os dicionários, é o que sobra, algo remanescente. E lixo? É algo que não serve mais para nada. Precisamos encarar as coisas assim. Diante dessa realidade, precisamos encarar os processos, na Administração, como planejamento até o lixo. Isso é Economia circular, trabalhar o processo com um todo”, destacou Faissal.
No Facebook, na Rádio e TV CRA-RJ há uma palestra completa com o Adm. Reinaldo Faissal sobre ‘O Administrador na Economia Circular’. O conteúdo é disponibilizado online e gratuitamente.